Ensino a distância

O Ministério da Educação e Cultura (MEC), alicerçado no princípio qualitativo para o desenvolvimento da educação no país, propõe ações políticas para o século XXI fundadas sobre 6 pilares desenvolvimentistas: expansão e diversificação do sistema educacional, avaliação, supervisão para garantia das qualidade, qualificação e modernização institucional.

Nesse sentido, o Projeto Universidade Aberta do Brasil foi criado pelo Fórum das Estatais (instituído em 21 de setembro de 2004) para articular e integrar um “sistema de educação à distância”, em caráter experimental, visando sistematizar as ações voltadas para ampliação e interiorização do ensino superior gratuito, que contará com a participação dos Pólos Municipais de Apoio Presencial.

A Universidade Federal de Pernambuco, entendendo o seu papel nesse curso da história, resolve por em prática o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), desde 1996, em portaria do Ministério (Artigo 80 da Lei 9.394/96) e dá início à implementação do primeiro curso de graduação à distância, visando à democratização do acesso à instituição pública de ensino superior.

Assim, o Departamento de Letras será pioneiro na UFPE, oferecendo o Curso de Graduação (Licenciatura) em Letras à Distância a ter início no segundo semestre de 2007. Sob a coordenação da Profª Drª Dilma Luciano (lingüista e professora de Língua Portuguesa do Departamento de Letras), a iniciativa é resultado do atendimento ao Edital N.1, de 16 de Dezembro de 2005 (Decreto N° 5800, lançado pela Secretaria de Educação à Distância – MEC-SEED) para a aprovação de cursos superiores nessa nova modalidade educacional.

O processo de seleção para o preenchimento das vagas a serem ofertadas, bem como a divulgação dos Pólos Municipais parceiros da UFPE será objeto de Edital específico amplamente divulgado em breve. Prevendo um total de 300 vagas a serem distribuídas entre os Pólos Presenciais selecionados pelo MEC para serem nossos parceiros, contamos com a participação dos docentes do Departamento de Letras e do amplo apoio da Direção do Centro de Artes e Comunicação (Profª Drª Vilma Vilarouco e Profª Drª Virgínia Leal), bem como da atenção especial ao projeto por parte do Magnífico Reitor Prof. Dr. Amaro Lins, que designou uma Assessora de Ensino à Distância da UFPE, a Profª Drª Sonia Sette, para o estabelecimento das relações diretas com o MEC.

Para mais informações, conheça a Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Para mais informações clique aqui.