Linhas de Pesquisa

PDF Imprimir E-mail

Por finalidade estratégica, o PIMES  atua em seis Linhas de Pesquisa interconectadas e articuladas entre si, como seguem: 

I. Economia do Setor Público 
Esta linha de pesquisa reúne temas
relacionados à economia do trabalho, economia do setor público, economia familiar, comércio internacional, economia do desenvolvimento, avaliação de políticas públicas e microeconometria. Essas áreas utilizam modelos teóricos e empíricos para entender os determinantes do comportamento das famílias, empresas e países, principalmente no seu aspecto microeconômico


II. Economia Internacional,
Esta linha de pesquisa pretende analisar as vantagens comparativas do comércio exterior e sua importância para o desenvolvimento brasileiro. Utiliza-se instrumental econométrico e analítico para avaliar impactos do comércio sobre a produtividade, a distribuição da renda e desigualdades regionais

 

III. Macroeconomia e Finanças

A linha de Macroeconomia e Finanças cobre a discussão e análise de processos de crescimento econômico e ferramentas de políticas públicas aplicando instrumental teórico e empírico. É trabalhado também o funcionamento e a eficiência dos mercados de ativos financeiros, a escolha de ativos e carteiras pelos investidores e suas atitudes em relação a risco.

 

IV. Economia Agrícola e dos Recursos Naturais

Estudo da comercialização dos principais produtos agrícolas da região, identificação de agentes e canais de determinação das margens de comercialização, identificação de entraves e pontos de estrangulamento. Assim como, esta linha de pesquisa estuda a Economia do Meio Ambiente, Valoração Ambiental, e Mecanismos de Desenvolvimento Limpo.

 

V. Economia Regional e Urbana

Esta pesquisa engloba abrange as áreas de economia regional, urbana, meio ambiente e economia do trabalho e brasileira. Seus estudos focam nas questões socioeconômicos e políticas públicas, com ênfase: no avanço da fronteira agropecuária, mineral e hídrica e os efeitos desses processos sobre o padrão de urbanização; migrações e nas novas dinâmicas territoriais; desigualdades de renda e pobreza, análise de modelos de crescimento regional e dos paradigmas teóricos existentes.

 

VI. Política Ambiental e Teoria dos Jogos

Esta linha de pesquisa busca analisar os problemas ambientais sob o ponto de vista estratégico, empregando para tento o instrumental de teoria dos Jogos.