Infraestrutura

PDF Imprimir E-mail

O Programa de Pós-Graduação em Economia (PIMES) dispõe da infraestrutura de ensino e pesquisa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), onde se localiza o Departamento de Economia da UFPE, o qual, por sua vez, possui larga tradição nas três principais atividades eixo da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Deste modo, os alunos do PIMES desfrutam de um ambiente intelectual, onde estão disponíveis áreas de convivência, bibliotecas, salas de aulas climatizadas com recursos de multimídia, laboratório de informática, sala de alunos, auditório, anfiteatro, entre outras facilidades.

Destaca-se que o Departamento de Economia da UFPE, tem participado do esforço nacional de desenvolvimento das ciências econômicas, contribuindo para a formação de recursos humanos de alto nível, através da oferta de três cursos de pós-graduação stricto sensu: um doutorado e dois mestrados, sendo um acadêmico e um profissional.

O Laboratório de Informática é moderno e dispõe de computadores ligados à internet, impressoras e acessórios, além de softwares especializados (econométricos, estatísticos, matemáticos, de finanças, de análise de riscos, etc.), onde alunos e docentes podem desenvolver pesquisas e outras atividades acadêmicas.

É importante registrar que nos anos recentes, através da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) e da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), a UFPE tem alocado recursos do tesouro nacional em editais internos: emergencial, grupos de pesquisa, apoio a congressos, editoração de revistas, editoração de teses e dissertações, manutenção de laboratórios multiusuários, apoio aos recém doutores e doutores recém contratados, melhoria da infraestrutura da pós-graduação, concessão de bolsas de mestrado e doutorado, professor visitante, entre outros.

Adicionalmente, os professores do PIMES imbuídos dos objetivos descritos acima e em consonância com as linhas de pesquisa, lideram vários grupos de pesquisa os quais os alunos do PIMES tem a oportunidade de se integrar. Abaixo estão descritos os Grupos de Pesquisa liderados pelos professores do PIMES:

Grupo de pesquisa: Centro Estudos Urbanos CEU
Líder(es): André Matos Magalhães
Objetivos: O grupo está desenvolvendo trabalhos da na área de economia urbana com ênfase na questão de demanda por habitação. Um dos modelos desenvolvidos pelo grupo está atualmente sendo utilizado pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL para estimar a demanda por habitação em diversas cidades do Brasil. O grupo também busca trabalhar com questões ligadas a mobilidade urbana e qualidade vida nas cidades. Atualmente o grupo esta trabalhando no uso de técnicas paramétricas e não-paramétricas para abordas as questões de habitação e crescimento urbano

Grupo de pesquisa: Desenvolvimento regional e integração
Líder(es): Joao Policarpo Rodrigues Lima e Frederico Jayme Katz
Objetivos: O grupo tem se dedicado a pesquisar o ambiente econômico de regiões periféricas, suas possibilidades de desenvolvimento bem como as estratégias que podem ser implementadas para que o desenvolvimento ocorra. Ha uma maior preocupação com o caso do Nordeste do Brasil e assim o grupo tem pesquisado o ambiente econômico do Nordeste, suas possibilidades de integração com o resto do pais e com o resto do mundo, com algum realce para o caso do Mercosul e do Semiárido. Os trabalhos do grupo tem sido aceitos e discutidos em encontros regionais, nacionais e internacionais como os Encontros da Sociedade de Economia Política, Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia - ANPEC, Encontro Brasileiro de Estudos Regionais - ABER, Encontro de Economistas de Língua Portuguesa, Seminário de Modernização Tecnológica Periférica etc. Alem disso, boa parte dos mesmos têm sido publicados em periódicos de circulação nacional e internacional e/ou em livros publicados no pais.

Grupo de pesquisa: ECONOMIA AGRICOLA
Líder(es): Yony de Sá Barreto Sampaio e Ricardo Chaves Lima
Objetivos: O grupo de economia agrícola foi estruturado inicialmente com o objetivo principal de pesquisar os impactos de políticas públicas no setor agrícola e a dinâmica do processo de desenvolvimento rural. As análises setoriais, tendo como objetivo principal, o crescimento do emprego e renda na agricultura tem norteado os trabalhos desenvolvidos por esse grupo de pesquisa. Em especial tem-se estudado o setor sucro-alcooleiro do Pernambuco e a fruticultura irrigada no polo Petrolina-Juazeiro. Tem-se também, mais recentemente, estudado os "clusters" agroindustriais do Nordeste, com ênfase na análise sistêmica das cadeias produtivas.

Grupo de pesquisa: GIEPES - Grupo Integrado de Estudos e Pesquisa em Economia da Saúde
Líder(es): Tatiane Almeida de Menezes e Maira Galdino da Rocha Pitta
Objetivos: Como fazer o maior número de pessoas ter acesso ao maior número possível de tratamentos? É possível que todos tenham acesso a tudo o que há de mais moderno? Para quem, como e onde devem ser alocado os serviços e recursos da saúde? Estas são o tipo de questões que os economistas são chamados para ajudar os profissionais da área de saúde a responder. O presente grupo de estudo tem assim por finalidade integrar profissionais da área de saúde com economistas e demais cientistas sociais com o intuito de subsidiar o estado na formulação de políticas, diretrizes e metas para as áreas e temas estratégicos, necessários à implementação da Política Nacional de Saúde. Assim como, avaliar a viabilidade de investimentos públicos no setor de saúde e municiar as decisões do Ministério da Saúde no que concerne a aspectos econômicos dos programas e projetos formulados no seu âmbito de atribuição.

Grupo de pesquisa: GREENER - Grupo de Estudos em Economia da Energia e do Meio Ambiente
Líder(es): Francisco de Sousa Ramos e José Lamartine Távora Junior
Objetivos: Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo tem se direcionado cada vez mais para o estudo envolvendo o mercado de energia elétrica, particularmente no que se refere aos leilões, estudos sobre eficiência energética, tarifas, o cálculo de impactos ambientais, utilizando as metodologias de avaliação contingente, preços hedônicos, custo de viagem, etc. Outra linha de trabalho que tem se desenvolvido bastante é a referente ao estudo de mercados de certificados negociáveis de poluição, face a mercados imperfeitos. Também estão sendo realizadas pesquisas referentes à sistemas de gestão ambiental, ISO 14.000, métodos de implantação e análise da viabilidade econômico/financeira dos mesmos. Outra linha de pesquisa diz respeito à decisão quanto ao uso da água: são realizados estudos sob a abordagem de recursos escassos ou exauríveis.

Grupo de pesquisa: Grupo de Apoio a Gestão Econômico-Integrada
Líder(es): Márcia Maria Guedes Alcoforado de Moraes e Carlos Alberto Gomes de Amorim Filho.
Objetivos: O Grupo de Apoio a Gestão Econômico-Integrada(GAPGEIN) é um grupo emergente que iniciou suas atividades através de uma parceria na UFPE entre o Departamento de Economia e o Grupo de Recursos Hídricos do Departamento de Engenharia Civil. O objetivo da pesquisa se constitui em fornecer subsídios, através do desenvolvimento de modelos e sistemas automatizados, ao processo decisório de estabelecimento de políticas públicas de gestão de recursos hídricos, considerando de forma endógena a componente econômica.O Grupo pretende inovar na medida em que visa a viabilização de estudos que apóiem decisões integrando as relações econômicas de forma a tornar possível a determinação simultânea das escolhas e dos benefícios e custos econômicos advindos das mesmas.A partir de tecnologias já desenvolvidas com esse enfoque pelos seus pesquisadores, o grupo deve contribuir para a disseminação das mesmas e assim aumentar a sua aplicabilidade, devendo gerar um bom número de dissertações e teses no Programa.

Grupo de pesquisa: Núcleo de Economia Regional e Urbana - NERU
Líder(es): Raul da Mota Silveira Neto e Roberta de Moraes Rocha
Objetivos: O grupo de pesquisa tem como objetivo principal fornecer um espaço para debates, estudos e pesquisa na área de economia regional e urbana. Desta forma, como resultado, espera-se que as pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo sejam divulgadas por meio de seminários, congressos, artigos e relatórios de pesquisa.

Grupo de pesquisa: Grupo de Economia do Setor Público
Líder(es): Jose Ricardo Bezerra Nogueira e Rozane Bezerra de Siqueira
Objetivos: O Grupo de Economia do Setor Público desenvolve trabalhos de análise de políticas públicas, especialmente em termos dos seus impactos redistributivos, utilizando a abordagem de microssimulação. Esta abordagem, que tem se constituído em uma importante contribuição para a análise de sistemas de tributos e benefícios sociais, consiste no desenvolvimento de um modelo computacional (software) que simula o impacto de possíveis mudanças de política, fiscal e social, sobre o bem-estar da população. O termo microssimulação vem do fato de que o modelo computacional utiliza uma amostra de microdados nacionalmente representativa da população para simular em microdetalhe os efeitos de reformas de políticas públicas. A realização de microssimulações proporciona a produção de estimativas cruciais para os formuladores e analistas de política econômica, fazendo com que se possa considerar como um determinado gasto designado para atingir um determinado objetivo redistributivo pode ser financiado, ou, alternativamente, como o impacto de uma medida destinada a arrecadar um certo montante de receita é distribuído entre a população e como os perdedores não previstos podem ser compensados.

Grupo de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Economia Internacional
Líder(es): Álvaro Barrantes Hidalgo
Objetivos: Diversas linhas de pesquisa foram desenvolvidas no Grupo de Pesquisas em Economia Internacional na UFPE, dentre elas cabe destacar: Vantagens comparativas no comércio exterior brasileiro; O modelo gravitacional e o efeito fronteira no comércio internacional e inter-regional brasileiro; O comércio exterior do Nordeste; O comércio intra-indústria brasileiro: mensuração e determinantes; Integração econômica: Alca e Mercosul; Impactos da abertura comercial sobre a economia brasileira. Produtividade e comércio. Boa parte desses trabalhos de pesquisa foi realizada com o apoio do CNPq. Conforme fica evidente as atividades de pesquisa estão concentradas nos aspectos do comércio internacional. As citações na literatura da produção científica publicada são um parâmetro da contribuição nessa área realizada. Pode-se dizer que a área de Economia Internacional na UFPE é uma área consolidada, de tradição e onde alunos que fizeram doutorado nessa área continuam a trabalhar na mesma após o doutorado.

 

Biblioteca

 

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, onde está localizado o PIMES, possui uma biblioteca setorial especializada e atualizada, com de mais de 50.000 títulos entre periódicos e livros, dos quais cerca de 11.000 são específicos da área de Economia. Essa biblioteca tem acesso à rede mundial de computadores e também ao Portal de Periódicos da CAPES, à base de dados periódicos capes e ProQuest Academic Research Library, dentre outras. A ProQuest inclui mas de 3.700 títulos, a partir de 1972. Ela apresenta uma combinação diversificada e altamente respeitada de estudos acadêmicos, publicações setoriais, revistas e jornais. Essa combinação de volume e escopo a transforma em um dos recursos mais amplos e abrangentes (Fonte: Http://www.proquest.com.br/products_pq/descriptions/arl.shtml, em 09/06/2011). O Portal de Periódicos da CAPES é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 26 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, nove bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual (Fonte: CAPES, em 09/06/2011).

Adicionalmente, o Sistema de Bibliotecas da UFPE possui, além daquela do CCSA, mais 12 bibliotecas, sendo uma Biblioteca Central e outras 11 setoriais, que em seus respectivos acervos garantem acesso à produção bibliográfica em todas as áreas do conhecimento, com destaque à Biblioteca do Centro de Ciências da Saúde, complementar à esta proposta de mestrado profissional em Gestão e Economia da Saúde.

 
 

Recursos de informática

 

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA, no qual encontra-se o departamento de economia possui dois laboratórios de informática, cujas máquinas podem ser utilizadas pelos alunos do programa. Além disto, o PIMES possui uma sala de estudos exclusiva, com uma boa disposição de tomadas, onde os alunos podem conectar seus computadores pessoais.

O CCSA, possui uma rede de internet wi-fi, ao qual todos tem acesso. Esta comodidade permite os alunos consigam ter acesso: a banco de dados secundários, ao portal de periódicos Capes, biblioteca da BIREME e demais fontes de informações demandadas.

O acesso a sala de estudos está a disposição dos alunos, 24 por dia, 7 dias na semana.

Recentemente foi formado o Grupo de Avaliação de Políticas Públicas e Econômicas (GAPPE), que oferece um ambiente computacional onde professores, alunos da pós-graduação e membros associados podem desenvolver suas pesquisas. O laboratório é composto por um servidor, o Lampião, com quatro processadores Intel Xeon E5-2600 v2 seis-cores (24-thread) 2.20 GHz e 128 GB de memória RAM. Lampião utiliza o Ubuntu Server 14.04 LTS como o seu sistema operacional e oferece acesso a versões recentes do R, Python, Stata, Maple, Mathematica e Matlab.