Integração com a Graduação

PDF Imprimir E-mail

As disciplinas ministradas na Graduação permitem aos docentes do Programa o estabelecimento de uma grande interação com os alunos da graduação em economia e áreas afins, um reflexo direto desta integração são os inúmeros alunos que fazem estágio de iniciação científica e integram o PET Economia (Programa de Ensino Tutorial), propiciando uma interação de conhecimento entre os alunos da Graduação e da Pós-graduação.

A grande maioria dos alunos de graduação é contemplada com bolsas, sendo os principais órgãos financiadores a FACEPE e o CNPq, este último através do PIBIC. A UFPE também possui um programa de bolsas de iniciação científica. Neste sentido, anualmente, a UFPE oferece o Congresso de Iniciação Científica (CONIC), eventos que têm como alvo a participação dos alunos de graduação que participam dos programas de iniciação científica e PET e que estejam engajados em pesquisa. No CONIC, os alunos apresentam seus trabalhos e os docentes orientadores do Programa participam como avaliadores desses produtos. Todos os professores do PIMES têm atuado sistematicamente como orientadores de trabalhos de iniciação científica e PET.

Os docentes do PIMES também participam ativamente no desenvolvimento e na análise de monografias para conclusão de cursos de Graduação de Economia da UFPE. Estes dados podem ser encontrados detalhadamente nos Curriculum vitae (plataforma Lattes) dos docentes.

Finalmente, o PIMES vem atuando de forma sinérgica com a graduação, permitindo a inclusão dos graduandos no cenário científico. Desta forma, para permitir uma integração profícua com a graduação, os Pós-Graduandos vêm atuando efetivamente no estágio de docência e o Programa organizou eventos visando a inclusão dos graduandos com a Pós-Graduação.