Núcleos e Grupos de Pesquisa

PDF Imprimir E-mail

 

 

Grupo de Pesquisa Instituições, Políticas e Governo

Linhas de pesquisa: Poder Local, Desenvolvimento, Políticas Públicas e Avaliação de Políticas Públicas; Grupos de Interesse e Políticas Públicas; Instituições políticas e processos decisórios.

Líder: Profa. Mariana Batista da Silva

Cadastro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6059141617812971

Contato:  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 

Núcleo de Estratégia e Comunicação Eleitoral – NECE

Este Grupo de Pesquisa tem como objetivo principal pesquisar temas associados ao comportamento do eleitor, estudos sobre as manifestações da opinião pública, Estratégias eleitorais, Marketing político, Escolha do eleitor, cultura política. O Núcleo espera contribuir para o enriquecimento da Ciência Política.

Líder: Prof. Adriano Oliveira

Contato:

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 

Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento (D&R)

 Criado em 1999, como uma iniciativa conjunta realizada entre professores do Programa de Pós Graduação em Ciência Política da UFPE, do Centre for Development Studies da University of Walles e do Centre for Latin America and Brazilian Studies da Middlesex University. O D&R tem por eixos de reflexão as transformações ocorridas no capitalismo a partir dos anos 80, que vêm afetando significativamente o ambiente internacional: processo acelerado de reestruturação produtiva, de inovação tecnológica, de rápida abertura comercial, profundas alterações na forma de atuação do Estado e, por conseguinte, nas tipologias de desenvolvimento. Essas mudanças se operam no espaço e, nesse sentido, os múltiplos processos de integração regional, as estratégias de desenvolvimento têm sido objetos de reflexão, de pesquisa e de formação, com ênfase nos rebatimentos para a periferia do sistema, em particular da América latina. Para realizar estas tarefas o Núcleo tem aprofundado analítica e teoricamente a dinâmica do capitalismo no “tempo largo”. O Núcleo mais recentemente assinou protocolo de intenções com a Universidade de Versailles Saint-Quentin na França e com a Universidade Federal Fluminense. Ao longo de sua trajetória tem realizado parcerias específicas com o PNUD, IPEA, CNPq, a Fundação Ford, o IUPERJ, CHESF,BNB, Prefeituras e ONG’s. Em seu portfólio, organizou três seminários internacionais e através de seus membros tem publicado nacional e internacionalmente, congregando um ativo grupo de professores e jovens estudantes em nível de graduação, mestrado e doutorado.
 
Líder: Prof. Marcos Costa Lima
 
Contatos:

Tel.: (81) 2126-7362
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

http://nucleoder.wordpress.com

 
 

Núcleo de Opinião Pública e Políticas Públicas (NEPPU)

 O Núcleo de Opinião Pública e Políticas Públicas congrega pesquisadores e docentes em torno da temática da Análise de Políticas Públicas, mantendo intercâmbio e realizando pesquisas conjuntas, desde 1994, com o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas, e a Escola Nacional de Saúde Pública, além de outras instituições. Estão em curso ou foram desenvolvidas pesquisas comissionadas pelas seguintes instituições: Ministério do Trabalho (em curso), PNUD (em curso), Banco Mundial, Unesco, BID, Ministério da Saúde, International Development Research Center (Canadá), e Unicef. Estão sendo realizadas ou foram concluídas pesquisas conjuntas com as seguintes instituições: University of Sussex , Institute of Public Policy /University of Birmingham (em curso), London School of Economics and Political Science (em curso), University of Wales at Cardiff.
 

Líder: Prof. Marcus Melo

Contatos:
Tel.: (81) 2126-8925
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Website: www.ufpe.br/neppu

 

 

Núcleo de Estudos de Política Comparada e Relações Internacionais (NEPI)

 O NEPI tem funcionado como um elemento aglutinador dos interessados pela temática da política internacional comparada, em geral, e pela problemática da integração regional, em particular, tanto sob um viés empírico quanto teórico. Tem organizado seminários regionais, nacionais e internacionais num esforço de inserir o Nordeste brasileiro em redes de pesquisa tratando dessa problemática. Paralelamente, tem funcionado como instrumento de promoção de cursos de extensão, assim como locus privilegiado para a realização de estágios curricu lares.A temática das unidades subnacionais em processos de integração regional tem sido refletida em conjunto com pesquisadores brasileiros do CEDEC, Unesp, IRI/PUC-Rio, FGV-SP, e também de instituições estrangeiras: University of Nijmegen, University of Basque Country, Johanesburg University. Outro tema que tem interessado ao NEPI tem sido o emprego da metodologia quantitativa às RI, mais especificamente a utilização de regressões e testes estatístcos. Membros do NEPI têm realizado freqüentemente estágios sanduíche na Université Laval (Canadá). Em 2009 o NEPI organizou o seminário O Mercosul e a Democracia Regional, o qual buscou debater a questão das eleições para o Parlamento do Mercosul.Em 2010 ele organizou o Seminário Internacional Eleições 2010:Perspectivas para a atuação Internacional do Brasil, que contou com participação de pesquisadores das Universidades de Oxford, de Montreal, de Lisboa, Sciences-Po PUC-Rio, USP, UFRGS, UE PB, UFSCar, entre outras. Desde dezembro de 2011 acolhe, sob a coordenação do Prof. Marcelo de Almeida Medeiros, o Projeto PNPD intitulado:As políticas internacionais de meio ambiente e suas implicações para a conservação dos ecossistemas marinhos costeiros no Brasil, financiado pela CAPES.
 
Líder: Prof. Marcelo Medeiros
 
contatos: 


 


Núcleo de Estudo de Instituições Coercitivas (NIC)

 Trata-se do primeiro Núcleo de estudos de instituições coercitivas do país. O Núcleo não almeja estudar a violência per se, mas como as instituições coercitivas (Forças Armadas, Polícias, Ministério Público, Judiciário e Sistema Prisional) fazem uso da mesma para avançar seus interesses. E se a prática de tais instituições contribuem ou dificultam o processo de aprofundamento da democracia brasileira.
O NIC funciona no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco. 
 

Líder: Prof. Jorge Zaverucha

Contatos:
Tel.: (81) 2126-8283
Fax: (81) 2126-8922
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 
 
 
 O NEA tem como missão formar especialistas, através do ensino e da pesquisa, e elaborar estudos relevantes para o conhecimento da sociedade, política e cultura dos países das Américas do Sul, Central e do Norte com vistas a uma maior compreensão das relações bi e multilaterais do Brasil com seu Continente. O NEA tem o compromisso social de promover discussões entre alunos, pesquisadores, formadores de opinião e empreendedores sobre temas relativos a política exterior, seguranca, integração no hemisfério.   
 
Líder: Prof. Marcos Guedes
 
Contato:

E-mail: guedes@hotmailcom

 
 

Núcleo de Pesquisa Epistemologia e Métodos na Ciência Política Comparada (NEMCP)

Este Núcleo de Pesquisa pretende gerar conhecimento continuado no campo dos debates correntes sobre a pesquisa multi-método, a inferência causal, e, da integração dos métodos quantitativos e qualitativos, e outros temas relativos à produção do conhecimento na Ciência política comparada. O Núcleo vem a preencher lacuna na pós-graduação brasileira buscando a formação de pesquisadores voltados para a análise e desenvolvimento da reflexão sobre os métodos e possibilidades de produção do conhecimento na ciência política.

Líder: Prof. Flávio Rezende

Contato:

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 

Nucleo de Teoria Democrática (NTD)

O Núcleo de Teoria da Democracia (NTD)terá o centro de suas preocupações voltado para investigações no âmbito da teoria democrática. Assim, estudar-se-ão: 1. os teóricos fundamentais da teoria democrática clássica e os elementos configurativos dessa teoria; 2. os teóricos fundamentais da teoria democrática contemporânea e os elementos configurativos dessa teoria; e 3. aspectos da democracia brasileira focados através de uma instrumentalização adequada da teoria democrática.

Líder: Prof. Francisco Brandão

Contato:

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 

Grupo de Pesquisa "Partidos, Eleições e Comportamento Político"

Certificado pela UFPE e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, tem os seguintes objetivos: 1) Desenvolver projetos de pesquisa coletivos sobre partidos e eleições; 2) Apoiar projetos individuais dos pesquisadores do grupo; 3) Discutir a produção recente da literatura sobre partidos e eleições.

Líder: Profa. Gabriela Tarouco

Contatos

Email e http://pesquisapartidos.wordpress.com/

Para agendar uma visita, marque um horário aqui: https://www.wejoinin.com/sheets/lgpef

 

 

Grupo de Pesquisa “Métodos de Pesquisa em Ciência Política

Este grupo de pesquisa pretende ser um espaço continuado para debates, construção de projetos e apoio à pesquisa que usem intensivamente métodos quantitativos em Ciência Política, principalmente os que os que atuam na Política Comparada.

Líder: Prof. Dalson Figueiredo

Contato:

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 

PRAETOR - Grupo de estudos sobre Poder Judiciário, Política e Sociedade 

O objetivo deste grupo é contribuir para o avanço da agenda de pesquisas sobre as perspectivas teóricas e os modelos de análise empírica de ciência política sobre as relações entre a esfera política e a esfera judicial. Pretende-se reunir trabalhos que discutam, entre outras questões, o potencial explicativo de teorias e variáveis institucionais, políticas, econômicas, societárias, históricas e sociodemográficas sobre fenômenos recorrentes envolvendo a política e o direito. Entre estes, destacam-se a formação e mudanças das democracias constitucionais, o papel dos tribunais em regimes democráticos e autoritários, os padrões de decisão de tribunais e de atuação dos juristas e os efeitos do seu protagonismo sobre as políticas, a expansão de órgãos de controle, tais como tribunais de contas, conselho nacional de justiça e conselho nacional do ministério público.

Líder: Prof. Ernani Carvalho

Contato:

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.