O programa de Pós-Graduação stricto sensu teve início em 1991 com o nome Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna, sendo oferecido apenas para médicos. Entretanto, a fim de atender outros profissionais da área de saúde, passou a ser denominado Pós-Graduação em Ciências da Saúde e são aceitos como candidatos alunos com graduação em: Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Educação Física, Odontologia, Biologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional.

O Mestrado em seus 25 anos de existência formou cerca de 200 mestres, incluindo docentes da UFPE e de outras Universidades Federais do Nordeste e vários preceptores de Residência Médica vinculados ao Sistema Único de Saúde da Região. A proposta do Programa incorpora um dos princípios do PNPG-CAPES que entende ser o sistema educacional de pós-graduação fator estratégico no processo de desenvolvimento sócio-econômico e cultural da sociedade brasileira.

Conceito CAPES: 3

PORTARIA DE RECONHECIMENTO: Nº 1077/2012 DO MEC DE 31/08/2012 PUBLICAÇÃO D.O.U: 13/09/2012