A Proexc

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura(Proexc) articula, acompanha e registra as atividades extensionistas da UFPE, e tem como instância deliberativa superior a Câmara de Extensão, a quem compete "estabelecer políticas, diretrizes, estratégias específicas e planos de ação, além de acompanhar e produzir sistemas de avaliação da produção extensionista da Universidade".

As atividades de extensão são regulamentadas pela Resolução 09/2007 do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão. Esta Resolução define extensão como o elo de integração das atividades universitárias com os diversos segmentos da comunidade interna e externa.

A Proexc é composta por duas Diretorias: a de Extensão Acadêmica e a de Extensão Cultural.

A Diretoria de Extensão Acadêmica (DEA) encarrega-se de implementar as políticas e diretrizes de extensão, bem como apoiar e supervisionar programas de integração Universidade-Sociedade, interiorização, tecnologias sociais e ambientais. A Diretoria estão ligados a Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE) e o Programa do Idoso (PRÓ-IDOSO) e o Memorial de Engenharia (ME).

A Diretoria de Extensão Cultural (DEC) coordena e articula políticas culturais que atendem a preservação do patrimônio artístico da UFPE, a promoção e difusão das atividades culturais desenvolvidas pela comunidade acadêmica integrando-as aos meios de produção de bens culturais do Estado. Fazem parte do DEC o Memorial da Medicina (MM) e Instituto de Arte Contemporânea (IAC) e o Centro Cultural Benfica, que abriga o Teatro Joaquim Cardozo, a Livraria Benfica, o Setor de Acervo Museológico e Documentação e os Projetos Especiais.

A política extensionista coordenada pela Proexc é desenvolvida pela comunidade acadêmica, que tem nas Coordenações Setoriais de Extensão de cada Centro Acadêmico, a função de apoiar, coordenar, divulgar e avaliar as ações extensionistas no seu âmbito de atuação.

Missão

Promover a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, por meio da produção, socialização, memória e difusão de conhecimentos.

Objetivos

• Contribuir para a formação acadêmica /profissional cidadã do estudante de graduação da UFPE comprometido com a transformação da sociedade;
  • Promover e apoiar ações que favoreçam a integração universidade/sociedade;
  • Apoiar programas e projetos voltados para o desenvolvimento social, cultural, científico, ambiental e tecnológico;
  • Ampliar e estabelecer parcerias para realização das ações.
  • Integrar as ações acadêmicas de pesquisa e ensino aquelas de extensão de forma a fortalecer o compromisso social da universidade.

Câmara de Extensão

Na estrutura da Proexc, a instância deliberativa superior é a Câmara de Extensão. A esse setor compete estabelecer políticas, diretrizes, estratégias específicas e planos de ação, além de acompanhar e produzir sistemas de avaliação da produção extensionista da UFPE.

A Câmara de Extensão é constituída pelo Pró-Reitor de Extensão, como Presidente, cinco membros do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão, um representante do corpo discente de graduação e um assessor, indicado pelo Reitor e homologado pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE).

Acesse a composição atual da Câmara de Extensão.