Programa

PDF Imprimir E-mail

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPE foi criado em 1979, com o curso de Mestrado, pelo Departamento de Serviço Social. Em 1999, foi implantado o curso de Doutorado. O Programa é avaliado com conceito 5 pela Capes (agência federal de controle da pós-graduação no País), sendo um dos melhores programas brasileiros na área.

Ao longo da sua trajetória, o Programa construiu uma referência intelectual na Região Nordeste, desempenhando importante papel no desenvolvimento da pesquisa e na qualificação de docentes, pesquisadores e profissionais de instituição de ensino superior, de organizações públicas e junto aos movimentos sociais urbanos e rurais. Através das disciplinas, das pesquisas e da sua produção intelectual e técnica, o Programa dialoga com temáticas clássicas e contemporâneas das ciências sociais, sem perder de vista as particularidades da “questão social” no Brasil.

Amparado em referenciais teórico-metodológicos e políticos o Programa é tributário da construção de uma cultura acadêmica e intelectual no Serviço Social brasileiro comprometido com as transformações da realidade social do país e, em especial, da região Nordeste.

A área de concentração do Programa é Serviço Social, Movimentos Sociais e Direitos Sociais.

Objetivos

A Pós Graduação em Serviço Social objetiva a formação e qualificação de pesquisadores e docentes, no âmbito do Serviço Social, focalizando os processos sociais que caracterizam a realidade brasileira e as particularidades da “questão social”. Pretende contribuir: à análise dos movimentos sociais e práticas sociais de classe, à análise de Políticas Sociais e seus impactos na sociedade, numa perspectiva interdisciplinar.

Objetiva aprofundar o conhecimento sobre o Serviço Social e as situações concretas de trabalho, na perspectiva de fortalecer o compromisso com as transformações da realidade social do país e, em especial, da região Nordeste.