Linhas de pesquisa

PDF Imprimir E-mail

Estado, políticas sociais e ação do Serviço Social: 

  • Estudo das relações entre a ação do Estado e as classes sociais no planejamento, implementação e execução das políticas sociais brasileiras. Análise das ideologias das políticas sociais e das mediações do Serviço Social.

Serviço Social, trabalho e questão social: 

  • Aborda as determinações sócio-históricas da questão social no Brasil, particularizando a ação do Serviço Social frente às mudanças no mundo do trabalho, nas práticas das classes e na ação do Estado.

Serviço Social, ação política e sujeitos coletivos: 

  • Estudo das lutas sociais urbanas ou rurais, na esfera da produção e reprodução social. Análise das estratégias de organização e mobilização social e das ações dos mediadores sociais, inclusive do Serviço Social, da correlação de forças políticas, dos processos organizativos e das mediações das esferas pública e privada.

Serviço Social, ética e direitos humanos:

  • Privilegia a discussão dos Direitos Humanos, as questões éticas envolvidas e a intervenção do Serviço Social.

Relações sociais de gênero, geração, raça, etnia e a família:

  • Focaliza dimensões presentes nas relações sociais, com as quais o Serviço Social se depara na atuação profissional, as quais somam-se às relações de classe, dando contornos específicos aos processos sociais.

Capitalismo contemporâneo, questão ambiental e Serviço Social:

  • Aborda as mudanças do capitalismo e a geração da questão ambiental, focalizando ainda a ação do Serviço Social nesse espaço.