Ongosu Porahei Ha Kotyhu

País de Origem: Brasil
Ano de Produção: 2013
Duração: 06 min
Nome: Direção Coletiva- ASCURI (Associação dos Realizadores Indígenas de Mato Grosso do Sul)
Cidade/Estado: Niterói-RJ
Site: http://ascuri.org/

Filmografia:
1 MAD Mostra Audiovisual de Dourados-UFGD 2013;
A ASCURI, Associação Cultural dos Realizadores Indígenas de Mato Grosso do Sul,já participou de diversas oficinas de formação audiovisual, como a Vídeo-Índio Brasil, a Ava Marandu; ambas realizadas pelo Minc. Agora em 2013 os workshops foram ministrados em parceria com a UFF e a UFGD.

Sinopse:
Documentário sobre os cantos e danças encenados durante a construção da Casa de Reza Kaiowá - a Ongosu.
Realizado pelos indígenas Guarani- Kaiowá da Aldeia Panambyzinho do Estado do Mato Grosso do Sul, o filme foi fotografado e editado pelos próprios indígenas através de uma Oficina de Audiovisual ocorrida em janeiro de 2013. Uma parceria entre a UFF (Universidade Federal Fluminense),a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e a ASCURI (Associação Cultural dos Realizadores Indígenas do Mato Grosso do Sul).
Os vídeos comporão o acervo bibliográfico das escolas situadas em territórios indígenas Guaranis e Kaiowás, e a maioria dos licenciandos da FAIND (Faculdade Intercultural Indígena) da UFGD, que participaram das oficinas, já atuam como professores nessas escolas; sendo portanto, os principais utilizadores desse material didático-pedagógico na Educação Escolar nas aldeias.
Diretor: Direção Coletiva- ASCURI- Associação Cultural dos Realizadores Indígenas de Mato Grosso do Sul
Produtor: Iulik Lomba de Farias (Coordenador Geral de Oficina)
Fotografia: Abrisio Silva Pedro, Ana Lúcia Ferraz
País/Países de produção: Brasil