VI Fifer promove fórum de debates sobre filme etnográfico

Amanhã (19) tem fórum de debates sobre filme etnográfico na UFPE. O evento, realizado pelo VI Fifer, contará com falas de Rodrigo Lacerda, Jorane Castro, Carmem Rial, José Ribeiro e Alex Vailati. A conversa será às 9h, no Auditório de Antropologia do CFCH, no 13º andar, e também será transmitida online, em nosso site.

Sobre os participantes:

Rodrigo Lacerda
Possui mestrado em Antropologia (especialização Culturas Visuais) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2013). Tem experiência na área de Antropologia. Atualmente, é doutorando na Universidade de Lisboa.

Carmen Rial
É jornalista e antropóloga, Professora Titular do Departamento de Antropologia da UFSC (1982), atua no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Recebeu juntamente com Miriam Grossi o prêmio Pierre Verger de Contribuição à História da Antropologia pelo filme "Mauss segundo suas alunas". Também dirigiu o filme “Djero encontra Ikatut em Bali”.

José Ribeiro
Doutor em Estudos Superiores em Cinema e Vídeo na Escola Superior Artística do Porto, Jose Ribeiro é professor de Antropologia, Antropologia Visual, Midia e mediações culturais na Universidade Aberta. Já realizou trabalho de campo em Cabo Verde e nas periferias urbanas de Lisboa, Porto, Brasil, Cuba e Argentina. É co-organizador da Conferência Internacional de Viana do Castelo, em Portugal.

Alex Vailati
Antropólogo, tem doutorado em Antropologia e Etnologia pela Università degli Studi di Torino (Itália). Desde 2005, depois de uma pesquisa sobre os refugiados políticos africanos na Itália, começou a trabalhar na África meridional, principalmente na África do Sul (KwaZulu-Natal) e Moçambique (Zambesia). Atualmente é Atual no Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal de Santa Catarina, onde desenvolve uma pesquisa sobre o papel dos jovens em comunidades de pescadores da Ilha de Florianópolis. Publicou recentemente um texto na Revista Vibrant da ABA sobre as Novas Arenas para as Pequenas Mídias.

Jorane Castro
Jorane é mestre em Ethnometodologia pela Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot, U.P. VII, França, com ênfase em Sociologia aplicada ao Cinema. Possui formação em Cinema pela Universidade de Paris 8 e em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Federal do Pará. Jorane é ainda coordenadora da Cabocla Produções, responsável por diversas produções audiovisuais no estado. Entre suas obras está o filme “Mulheres Choradeiras” premiado nacional e internacionalmente

banner das marcas pro site1