Juri Oficial

Carlos Eduardo Viana

Carlos Eduardo Viana

Carlos Eduardo Viana fez estudos superiores em Cinema e Vídeo na Escola Superior Artística do Porto e possui uma licenciatura em ensino. É docente do grupo 200. Coordenou a Oficina de Cinema e Audiovisuais do Centro Cultural do Alto Minho (1981 a 1994) e foi sócio fundador, em 1994, da AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, ONGD de que é dirigente. Bolseiro do governo francês, frequentou nos Ateliers VARAN, em Paris, dois estágios de cinema direto (iniciação e especialização). Coordena as atividades pela AO NORTE na área do cinema e dos audiovisuais, os Encontros de Cinema de Viana, FILMES DO HOMEM, Festival Internacional de Documentário de Melgaço e o portal na Internet Lugar do Real. Realizou vários documentários em Portugal, Angola e Cabo Verde.

 

joão martinho

João Martinho de Mendonça (AVAEDOC/PPGA/UFPB)

Possui formação em Antropologia e Multimeios pela Unicamp, atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB, onde realiza pesquisas na linha de imagem, arte e performance. É também coordenador do grupo de pesquisa AVAEDOC (Antropologia Visual, Artes, Etnografias e Documentários) e vice-coordenador do Laboratório de Antropologia Visual ARANDU (UFPB/Rio Tinto). Autor nos filmes documentários O Retorno (2009), Passagem e Permanência (2012) eMemórias Retomadas (2015), possui vários artigos publicados sobre o uso da imagem no campo da antropologia, o último deles na RevistaGesto, Imagem, Som (USP). Organizou também, com Ana Lúcia Ferraz (UFF/FLACSO), o livro Antropologia Visual: perspectivas de ensino e pesquisa (lançado em 2014 pela Associação Brasileira de Antropologia). 


a

 

 

Lisabete Coradini

 Professora Associada do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do NAVIS Núcleo de Antropologia Visual, Diretório de Pesquisa/CNPq-UFRN. Realizou os seguintes filmes: 

No mato das mangabeiras, Seu Pernambuco, Sila, Mulher Cangaceira, Mestre Zorro,  entre outros. Foi Membro da Comissão de Elaboração e de Avaliação do Roteiro de Classificação da Produção Audiovisual/CAPES. Membro da Comissão da Imagem e Som da ANPOCS nas gestões 2001-2002 e do GT Antropologia Visual da ABA (2009-2010) e ( 2011-2012). Publicou: Praça XV espaço e sociabilidade; Antropologia e Imagem; As cidades e suas Imagens. Organizou Dossiê sobre Cinema (Revista BAGOAS). Atualmente é editora da Vivência Revista de Antropologia (DAN/PPGAS). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, espaços, memórias, narrativas, cinema, cinema africano e o uso da imagem.

 

 

aa

Mauro Guilherme Pinheiro Koury

Possui Graduação em Curso de Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1976) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, SP (2010). É Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba, lotado no Departamento de Ciências Sociais. É professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia, com ênfase nas linhas de pesquisas em Sociologia e Antropologia das Emoções; em Sociologia e Antropologia Urbana; e em Sociologia e Antropologia da Imagem e do Visual. Seus trabalhos de pesquisa atuais ligam-se às temáticas: Fotografia e Sociedade, Medos Urbanos, Sociologia e Antropologia Urbana, Cidade e Cotidiano, Sociologia e Antropologia da Imagem e Sociologia e Antropologia das Emoções. Coordena o GREI - Grupo Interdisciplinar de Estudos em Imagem e o GREM - Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções, ambos base de pesquisa consolidadas no CNPq e na UFPB. É editor da Revista Brasileira de Sociologia da Emoção http://www.cchla.ufpb.br/rbse/Index.html .

 

Eu com camisa listrada 

 

Pedro Simonard

Professor do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes.  Professor Titular II do Centro Universitário Tiradentes, membro do conselho editorial da Editora Universitária Tiradentes e pesquisador do Núcleo de Tecnologias Sociais do Instituto de Tecnologia e Pesquisa. Diretor, entre outros, dos documentários "Cavalgada em Alagoas", "Eu venho de longe", "Vida e morte no candomblé" e "E por aqui vou ficando...". Autor do livro "A geração do  Cinema Novo: por uma antropologia do cinema" e co-autor do livro "letras projetadas sobre fundo em movimento: palavras que dizem cinema". Especialista em antropologia visual, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura afro-brasileira, antropologia visual, jongo, comunidades quilombolas, tradição e diáspora negra, preservação de referências culturais materiais e imateriais, documentário.

Montoya fixed

Teresa Montoya

É antropologia e nesses últimos anos vem trabalhando com a mídia indígena nos Estados Unidos, com metodologias descolonizadas. É especialista em filmes  Navajo e recentemente tem abordado as questões dos povos indígenas sob a seguinte perspectivas: antropologia cultural, antropologia visual, antropologia jurídica, antropologia política, antropologia museu, identidade étnica, procurando ver as questões de, de soberania, de parentesco, de desenvolvimento da comunidade, governança, de repatriamento, de propriedade intelectual.