Sistema Integrado de Bibliotecas

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de Pernambuco – SIB/UFPE foi criado com o objetivo de difundir informação, democratizar o conhecimento acadêmico e apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFPE.

O Sistema é formado pela Biblioteca Central e mais 13 unidades localizadas nos Centros Acadêmicos, Colégio de Aplicação. Juntas, reúnem em sua coleção cerca de 300 mil títulos com mais de 1 milhão de exemplares.

Nas bibliotecas da UFPE, estão à disposição de alunos e professores, uma coleção formada por livros, publicações periódicas impressas e eletrônicas, teses e dissertações, materiais multimídia  e outros documentos.

O SIB/UFPE tem uma equipe de aproximadamente 257 técnicos e colaboradores:  bibliotecários, assistentes e bolsistas, que atendem àqueles que buscam informação e conhecimento disponíveis nos serviços de suas bibliotecas.

SIB Evolução:

A evolução da ciência da informação (CI) procura evidenciar o seu papel social no processo de desenvolvimento da sociedade da informação e impulsiona ações de modernidade das bibliotecas e centros de documentação. As novas tecnologias de suporte, acesso, disponibilização e recuperação da informação oportunizam uma melhor concepção dos serviços oferecidos aos usuários e consequentemente a democratização da informação para produção do conhecimento.

Nos últimos 5 anos (2010 a 2015), o SIB investiu em modernização de suas unidades, implantação do sistema Pergamum para gerenciamento de atividades das bibliotecas, projeção de acervos eletrônicos, ampliação dos acervos da bibliografia básica e complementar dos cursos da UFPE e capacitação e qualificação de pessoal. Em 2012, a parceria Progepe e PROCIT (antiga SEGIC) viabilizou a construção do Planejamento Estratégico para o SIB, produzido em conjunto com os servidores, que favoreceu a escolha da atual gestão da BC/SIB/UFPE e definiu os seguintes conceitos para sua Missão, Visão e Valores organizacionais:

MISSÃO:
“Contribuir para a construção e preservação do conhecimento científico, tecnológico e cultural, promovendo o acesso e ampla disseminação da informação em seus diversos suportes, em apoio ao ensino, pesquisa e extensão da UFPE”;

VISÃO:
“Ser referência nacional em serviços informacionais no âmbito das bibliotecas universitárias federais até o final de 2016.”;

VALORES:
Ética - A honestidade, a integridade, a justiça, a equidade, a verdade, a coerência entre o discurso e a prática referenciam as relações do SIB com pessoas e instituições, e se manifestam no respeito às diferenças e diversidades de condição étnica, religiosa, social, cultural, linguística, política, estética, etária, física, mental e psíquica, de gênero, de orientação sexual e outras.

Comprometimento - A lealdade ao SIB se manifesta como responsabilidade, zelo e disciplina no trabalho e no trato com todos os seres humanos e com os bens materiais e imateriais, no cumprimento da sua Missão e no alcance desafiador da Visão.

Confiança - Promoção do mérito como o critério decisivo para todas as formas de reconhecimento, recompensa, avaliação e investimento em pessoas.

Flexibilidade - Demonstração de atitude aberta e receptiva às inovações e estar apto a responder prontamente as mudanças. Capacidade de transformar, incrementar ou criar processos de trabalho e procurando compartilhar com as pessoas as ideias e mudanças propostas, além de abraçar novas ideias, busca aliados para o sucesso da implementação das mesmas, visando prioritariamente os interesses dos clientes.

Inovação - Promoção de um ambiente favorável à criatividade, à experimentação e à implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para o SIB.

Proatividade - Capacidade de se antecipar aos fatos, a fim de prevenir a ocorrência de situações potencialmente indesejáveis e aumentar a confiança e a previsibilidade das práticas de gestão.

Transparência - Todos os atos e fatos da administração pública são públicos. Todas as ações que afetem o desempenho da organização e o clima organizacional devem ser discutidas entre as pessoas da força de trabalho visando um comprometimento e sinergia.