UNIBRAL e a Geografia da UFPE

PDF Imprimir E-mail

O Grupo Sociedade e Natureza através da coordenação da Profa. Edvânia Tôrres Aguiar Gomes desenvolve um conjunto de ações do Programa UNIBRAL (CAPES/DAAD) desde o ano de 2002, como resultado da integração e consolidação das parcerias técnicas e científicas construídas com instituições alemãs desde a década de 1980.

Segundo o Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa UNIBRAL tem como objetivo apoiar projetos de parceria entre universidades brasileiras e alemãs para promover o intercâmbio entre docentes e estudantes de graduação. O UNIBRAL está, atualmente, dividido em duas modalidades: UNIBRAL I e UNIBRAL II.

Nosso Grupo participou até o momento do Programa UNIBRAL I com as seguintes instituições: curso de Engenharia Ambiental da Technische Universität Berlin (2002-2004) em parceria com o Curso de Engenharia Civil da UFPE, coordenado pela Profa. Maria do Carmo Martins Sobral; curso de Geografia da Philipps-Universität Marburg (2005-2008) e atualmente com a Christian-Albrechts-Universität zu Kiel (2012), com o departamento de Geografia.

O Programa UNIBRAL I em parceria com a Christian-Albrechts-Universität zu Kiel (CAU-Kiel) têm a coordenação brasileira da Profa. Edvânia Tôrres Aguiar Gomes e coordenação alemã do Prof. Dr. Rainer Wehrhahn.

As ações do programa são divididas entre missões de estudos, através da ida de alunos da licenciatura e bacharelado em Geografia da UFPE, e, vinda dos estudantes do Departamento de Geografia da CAU-Kiel para o Departamento de Ciências Geográficas da UFPE. Há também missões de trabalhos com intercâmbio entre docentes e pesquisadores, bem como a realização de atividades de pesquisas, acadêmicas e culturais.

Atualmente, as primeiras missões de estudos estão em cursos com dois discentes do Bacharelado e uma discente da Licenciatura em Geografia da UFPE na CAU-Kiel e seis discentes da CAU-Kiel na UFPE.