Projeto INNOVATE

PDF Imprimir E-mail
INNOVATE: Interplay among multiple uses of water reservoirs via innovate coupling aquatic and terrestrial ecosystems

O que é o Projeto INNOVATE?
Trata-se de um projeto interdisciplinar de cooperação científica entre Brasil e Alemanha, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – Brasil e Pelo Ministério de Educação e Ciência - Alemanha. O interesse principal é entender as relações entre mudanças climáticas e formas de uso da terra e da água na região do Reservatório de Itaparica, na porção compreendida no Estado de Pernambuco. O projeto visa ajudar a encontrar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento regional, providenciando conhecimentos para o suporte de decisões econômicas e ambientais no futuro. Um objetivo adicional do projeto é a formação de jovens pesquisadores do Brasil e da Alemanha.
O Projeto INNOVATE está subdividido em sete subprojetos (SP) com diferentes focos temáticos. Cada SP é coordenado por pares: um professor doutor brasileiro e um professor doutor parceiro alemão, além de receber a contribuição de outros professores doutores que também desenvolvem pesquisas em conjunto e orientam alunos brasileiros e alemães. De ambos os lados existem doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação científica, todos são orientados pelos professores participantes.

Os SP mesmo possuindo focos temáticos diferentes atuam de forma integrada e os resultados das pesquisas devem permear entre todos os SP no sentido de colaborar com o avanço das pesquisas como um todo. Os SP são divididos na seguinte estrutura:
- SP1-Manejo da qualidade de água em regiões semiáridas
- SP2- Melhoramento do solo e inovações na agropecuária
- SP3- Sistema inovativo da purificação da água e aquacultura sustentável em tanques
- SP4- Conservação e melhoramento da biodiversidade
- SP-5 Quantificar mudanças locais sob alterações climáticas
- SP-6 Valorização socioeconômica em diversos níveis
- SP-7 Suporte à decisão. Diálogo com atores locais, gestão sustentável do reservatório e da bacia.

Os resultados do projeto devem contribuir para produção de conhecimentos autênticos para a região que possam servir de base para inovações econômicas e sociais. Facilitar a fundamentação científica para formulação de políticas de desenvolvimento regional sustentável. Gerar uma ferramenta de apoio à decisão para ajudar os produtores a planejar melhor sua produção.
O Projeto INNOVATE integra um conjunto de projetos financiados pelo governo brasileiro (CNPq) e pelo governo alemão (BMBF) e com os mesmos objetivos em outros continentes.

Para saber mais, clique aqui para acessar o site do Projeto Innovate.