Ano VIII - Nº 93 - Janeiro/2002












 

Softwares ajudam crianças a entender melhor matemática

É difícil entender o significado de fórmulas como a²= b² + c² (teorema de Pitágoras), a não ser para matemáticos acostumados com esta linguagem. Normalmente, os estudantes decoram estas expressões e as aplicam na resolução de problemas, mas sem relacioná-las com a realidade prática. Com o objetivo de solucionar este problema, o Centro de Informática (CIn) da UFPE e a Cabrilog, em parceria com o Centro de Educação e outros departamentos da Universidade, como o de Psicologia Cognitiva, está desenvolvendo dois projetos: o programa Amadeus e uma nova versão do programa Cabri. Ambos permitem que estudantes e pesquisadores construam e manipulem figuras geométricas e gráficos matemáticos no computador, visualizando o significado de suas propriedades.
O projeto Amadeus (Agente Micromundo e Adequação do Uso de Instrumento) vai permitir que os estudantes e pesquisadores relacionem funções matemáticas com situações em que elas possam ser verificadas empiricamente. "Vai ser possível relacionar o movimento de um objeto que se desloca num plano inclinado, por exemplo, um gráfico que indique a velocidade e o tempo do deslocamento do bloco. O ângulo de inclinação do plano pode ser alterado, mudando automaticamente o gráfico. Com isso o estudante compreenderá melhor o porquê de cada configuração das variáveis tempo e velocidade no gráfico", explica Frank Bellemain, professor visitante do Departamento de Informática e coordenador do projeto. Os micromundos são ambientes para o estudo de assuntos específicos de Física e de Matemática.
O objetivo dos criadores do programa é disponibilizar o projeto na Internet, num período de dois anos. Os exercícios feitos pelos alunos vão ficar guardados num banco de dados para ser monitorados pelos professores. Segundo Bellemain, os professores vão avaliar as dificuldades e passar outros problemas para que os alunos possam descobrir e entender por meio da manipulação das figuras, o que os leva a cometer erros, além de descobrir a maneira certa de solucioná-los.
O CIn também está aperfeiçoando o Cabri, um programa similar ao Amadeus, mas que lida com questões matemáticas de uma maneira geral. A principal característica do programa é dar a chance de a criança lidar com figuras e propriedades geométricas, utilizando o mouse para remodelá-las. "Uma propriedade como 'todos os segmentos que partem dos pontos médios dos lados do triângulo (medianas) se cortam no mesmo ponto' não é compreendida por ser abstrata. Com o Cabri, o estudante pode esticar ou encurtar um triângulo, verificando que as medianas não deixam de se cortar no mesmo ponto central. Muitas vezes, a própria criança elabora a lei geométrica, mexendo nos recursos do programa", conta Bellemain.
A nova versão do Cabri está sendo feita com apoio do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e o Departamento de Matemática utiliza o Cabri também no Colégio de Aplicação.