Softwares
ajudam crianças a entender melhor matemática
É difícil
entender o significado de fórmulas como a²= b²
+ c² (teorema de Pitágoras), a não ser para
matemáticos acostumados com esta linguagem. Normalmente,
os estudantes decoram estas expressões e as aplicam na
resolução de problemas, mas sem relacioná-las
com a realidade prática. Com o objetivo de solucionar este
problema, o Centro de Informática (CIn) da UFPE e a Cabrilog,
em parceria com o Centro de Educação e outros departamentos
da Universidade, como o de Psicologia Cognitiva, está desenvolvendo
dois projetos: o programa Amadeus e uma nova versão do
programa Cabri. Ambos permitem que estudantes e pesquisadores
construam e manipulem figuras geométricas e gráficos
matemáticos no computador, visualizando o significado de
suas propriedades.
O projeto Amadeus (Agente Micromundo e Adequação
do Uso de Instrumento) vai permitir que os estudantes e pesquisadores
relacionem funções matemáticas com situações
em que elas possam ser verificadas empiricamente. "Vai ser
possível relacionar o movimento de um objeto que se desloca
num plano inclinado, por exemplo, um gráfico que indique
a velocidade e o tempo do deslocamento do bloco. O ângulo
de inclinação do plano pode ser alterado, mudando
automaticamente o gráfico. Com isso o estudante compreenderá
melhor o porquê de cada configuração das variáveis
tempo e velocidade no gráfico", explica Frank Bellemain,
professor visitante do Departamento de Informática e coordenador
do projeto. Os micromundos são ambientes para o estudo
de assuntos específicos de Física e de Matemática.
O objetivo dos criadores do programa é disponibilizar o
projeto na Internet, num período de dois anos. Os exercícios
feitos pelos alunos vão ficar guardados num banco de dados
para ser monitorados pelos professores. Segundo Bellemain, os
professores vão avaliar as dificuldades e passar outros
problemas para que os alunos possam descobrir e entender por meio
da manipulação das figuras, o que os leva a cometer
erros, além de descobrir a maneira certa de solucioná-los.
O CIn também está aperfeiçoando o Cabri,
um programa similar ao Amadeus, mas que lida com questões
matemáticas de uma maneira geral. A principal característica
do programa é dar a chance de a criança lidar com
figuras e propriedades geométricas, utilizando o mouse
para remodelá-las. "Uma propriedade como 'todos os
segmentos que partem dos pontos médios dos lados do triângulo
(medianas) se cortam no mesmo ponto' não é compreendida
por ser abstrata. Com o Cabri, o estudante pode esticar ou encurtar
um triângulo, verificando que as medianas não deixam
de se cortar no mesmo ponto central. Muitas vezes, a própria
criança elabora a lei geométrica, mexendo nos recursos
do programa", conta Bellemain.
A nova versão do Cabri está sendo feita com apoio
do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar)
e o Departamento de Matemática utiliza o Cabri também
no Colégio de Aplicação.
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