Ano VIII - Nº 94 - Fevereiro/2002










 

Direito assessora comunidades carentes

O Serviço de Apoio Universitário (Saju), do Diretório da Faculdade de Direito do Recife, desenvolve um projeto de assessoramento jurídico a comunidades de baixa renda de Pernambuco. O programa já passou por municípios como Pombos, Chã Grande, Bonito; e bairros do Recife: Coque, Bongi, Santo Amaro, Campo Grande, entre outros.


Os objetivos principais do serviço são tornar as pessoas das comunidades mais conscientes de seus direitos e deveres, através de debates sobre o Direito, e levar os alunos da Universidade à população excluída, na tentativa de uma humanização do Poder Judiciário. "A faculdade é uma ilha da fantasia. É preciso enxergar a realidade. A justiça é baseada na igualdade, mas não é possível julgar igualmente desiguais. Temos que julgar desigualmente os desiguais", afirma Daniel Viegas, aluno da Faculdade de Direito e um dos participantes do projeto.


O programa é subdividido em cinco "aulas-debates": Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos trabalhistas e previdenciários, direitos do consumidor, direitos políticos e individuais e direitos ambientais. São discutidos temas como a importância do voto, igualdade entre homem e mulher, Procon, cidadania, violência, drogas, prisão em flagrante, entre outros. Este serviço já tem mais de dois anos e dura cinco encontros, sendo um por semana.
FUNÇÃO SOCIAL - Participam deste projeto mais de 30 alunos da Faculdade de Direito que acreditam que a função social da Universidade é formar profissionais que atuem tanto no mercado de trabalho quanto na zona de exclusão social, visto que esta é uma instituição pública. "Este é um programa de muito valor, pois nos ajuda a descobrir nossos direitos e nos entender como cidadãos. Hoje, depois que participei dos encontros, aprendi a me expressar melhor, a enxergar minhas responsabilidades e me relacionar melhor com a minha família e a comunidade, além de ter conquistado o meu primeiro emprego", explica Priscila Araújo, uma das integrantes da comunidade do Bongi.

Programa UFPE para Todos - Resultados em 2001
Alunos participantes 542
Professores envolvidos 129
Projetos 64
Parcerias 8
Municípios atendidos 25
Público beneficiado 58.036