Ano VIII - Nº 95 - Março/2002












 

Fisioterapia e T.O. são reestruturados

Os departamentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional estão com seus laboratórios mais bem equipados desde o início do ano. As reformas tiveram como objetivo atender às demandas de ensino e mercado, de modo a adequar as salas de aulas teóricas e práticas para melhor resultado do ensino das disciplinas. "Foi uma vitória a transferência do curso para esse novo prédio, onde ganhamos bastante com a infra-estrutura", atesta Mônica Maia, aluna do curso de Terapia Ocupacional.

Agora, os dois cursos contam, cada um, com salas preparadas para instalação de aparelhos de ar condicionado, uso de projetores e quatro laboratórios. Um deles, o Laboratório de Atividades de Vida Diária, de Terapia Ocupacional, é um ambiente que simula uma casa comum, incluindo sala, quarto, banheiros e cozinha.

"Atos como ir ao banheiro e preparar seu alimento são coisas simples, mas extremamente importantes. Somente damos real importância a esses atos comuns quando sentimos dificuldades em realizá-los, o que pode acontecer com uma pessoa deficiente. Com um tratamento aplicado nesse laboratório ela vai se readaptando a essas ações do dia-a-dia", explica Flávia Pereira, coordenadora do curso de Terapia Ocupacional.

Em Fisioterapia, há o Laboratório de Eletrotermofototerapia, que lida com pesquisas sobre a ação da termo e eletroterapia sobre organismos vivos, e o Laboratório de Recursos Terapêuticos, onde os alunos dispõem de equipamentos similares aos das clínicas.