Ano VIII - Nº 95 - Março/2002












 

A difícil relação entre alunos e mestres

Cálculos, números e fórmulas não são as únicas coisas que podem tornar a matemática uma disciplina difícil. A maneira como professores e alunos se relacionam também é determinante para o aprendizado da matéria. Foi nesse ponto que se baseou o trabalho de mestrado em Educação Representações dos Alunos Sobre o Professor de Matemática, da pedagoga Rejane Dias da Silva. Foram entrevistados cerca de 370 alunos, entre 10 e 20 anos de idade, das 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental de seis escolas da rede pública de ensino da Região Metropolitana do Recife.

A idéia do trabalho surgiu da observação de que alguns estudantes apresentavam um conformismo com a matemática incomum às outras disciplinas: "A questão da matemática é tão forte que muitos deles admitem serem incompetentes para aprender". Eles se sentiam os culpados, mas eram as vítimas", revela Rejane.
A pesquisa foi feita de forma simples, por meio de questionário de associação livre. Esse método consiste em solicitar aos estudantes que escrevam palavras ou sentimentos relacionados ao professor de matemática. O resultado é que 172 dos entrevistados (ou 46,5%) ainda vêem o professor e a disciplina como uma dor-de-cabeça. Para a pedagoga, o problema fundamental está na forma como o professor mostra o assunto: "Para os alunos, não é todo mundo que sabe ensinar matemática", aponta.

Algo em comum com a declaração de um aluno da 8a série da Escola Estadual João Pessoa Guerra, no município de Igarassu. "É muito importante uma pessoa que saiba despertar o que a gente precisa, porque certos professores de matemática não ensinam absolutamente nada". Já a aluna da 5ª série da Escola Municipal Cecília Maria, no mesmo município, acha sua professora ótima. "Se a pessoa tiver alguma dúvida, ela pergunta qual foi e explica o assunto até a pessoa aprender".

O estudo revelou que a relação entre professores e alunos não chega a ser uma regra, mesmo sendo determinante no aprendizado, "Embora muitos alunos tenham uma representação positiva dos professores, eles chegam a ter dificuldade na matéria. Enquanto outros, com bom desempenho, vêem o professor negativamente", explica ela, que gostaria que o trabalho servisse como forma de possibilitar uma reflexão dos docentes para uma mudança na forma de ensino.

Conceitos que os alunos mais associam à Matemática
Conta: 53,24%
Dor-de-Cabeça: 46,49%
Medo: 33,51%
Número: 30,81%
Dificuldade: 27,03%
Estudo: 26,76%
Divisão: 24,05%
Problema: 21,08%
Multiplicação: 19,19%
Chato: 18,11%