A difícil
relação entre alunos e mestres
Cálculos, números e
fórmulas não são as únicas coisas
que podem tornar a matemática uma disciplina difícil.
A maneira como professores e alunos se relacionam também
é determinante para o aprendizado da matéria. Foi
nesse ponto que se baseou o trabalho de mestrado em Educação
Representações dos Alunos Sobre o Professor de Matemática,
da pedagoga Rejane Dias da Silva. Foram entrevistados cerca de
370 alunos, entre 10 e 20 anos de idade, das 5ª a 8ª
séries do Ensino Fundamental de seis escolas da rede pública
de ensino da Região Metropolitana do Recife.
A idéia do trabalho surgiu
da observação de que alguns estudantes apresentavam
um conformismo com a matemática incomum às outras
disciplinas: "A questão da matemática é
tão forte que muitos deles admitem serem incompetentes
para aprender". Eles se sentiam os culpados, mas eram as
vítimas", revela Rejane.
A pesquisa foi feita de forma simples, por meio de questionário
de associação livre. Esse método consiste
em solicitar aos estudantes que escrevam palavras ou sentimentos
relacionados ao professor de matemática. O resultado é
que 172 dos entrevistados (ou 46,5%) ainda vêem o professor
e a disciplina como uma dor-de-cabeça. Para a pedagoga,
o problema fundamental está na forma como o professor mostra
o assunto: "Para os alunos, não é todo mundo
que sabe ensinar matemática", aponta.
Algo em comum com a declaração
de um aluno da 8a série da Escola Estadual João
Pessoa Guerra, no município de Igarassu. "É
muito importante uma pessoa que saiba despertar o que a gente
precisa, porque certos professores de matemática não
ensinam absolutamente nada". Já a aluna da 5ª
série da Escola Municipal Cecília Maria, no mesmo
município, acha sua professora ótima. "Se a
pessoa tiver alguma dúvida, ela pergunta qual foi e explica
o assunto até a pessoa aprender".
O estudo revelou que a relação
entre professores e alunos não chega a ser uma regra, mesmo
sendo determinante no aprendizado, "Embora muitos alunos
tenham uma representação positiva dos professores,
eles chegam a ter dificuldade na matéria. Enquanto outros,
com bom desempenho, vêem o professor negativamente",
explica ela, que gostaria que o trabalho servisse como forma de
possibilitar uma reflexão dos docentes para uma mudança
na forma de ensino.
Conceitos que os alunos mais associam
à Matemática
Conta: 53,24%
Dor-de-Cabeça: 46,49%
Medo: 33,51%
Número: 30,81%
Dificuldade: 27,03%
Estudo: 26,76%
Divisão: 24,05%
Problema: 21,08%
Multiplicação: 19,19%
Chato: 18,11%
|