Ano VIII - Nº 95 - Março/2002










 

Odonto atende pacientes soropositivos

O Departamento de Odontologia da UFPE está oferecendo atendimento especial para portadores de HIV. O serviço, sob a responsabilidade dos professores Tadeu Pinheiro, Jair Carneiro Leão, Breno de Albuquerque e Ana Claudia Araújo, é oferecido às terças, quartas e quintas-feiras, sempre à tarde.

O primeiro passo do processo é o diagnóstico da mucosa bucal, feito pelo professor Jair Carneiro Leão. Depois o paciente passa por uma periodontia (limpeza da boca) e então começa o tratamento dentário propriamente dito. O atendimento aos soropositivos já conta com mais de 300 pessoas cadastradas, com, em média, seis pacientes novos por semana. São atendidas seis pessoas por dia.

Como esse atendimento não faz parte dos créditos acadêmicos, faltam alunos interessados em participar do programa. Segundo o professor Tadeu Pinheiro, curiosamente, alguns dos casos de HIV positivo somente são identificados a partir de uma consulta corriqueira na cadeira do dentista.

"Eu faço tratamento contra HIV no ambulatório do HC e então descobri que existia este atendimento odontológico. Acredito que ele seja o único para soropositivos", afirma uma das pacientes.