Ano VIII - Nº 100 - Maio/2002










 

Uso de materiais concretos facilita ensino de matemática

A pesquisadora Adriana Batista, também do Departamento de Psicologia da UFPE, estudou durante o curso de mestrado a influência de suportes (figuras, objetos) no modo como as crianças realizam problemas de multiplicação e divisão na matemática. As crianças foram divididas igualmente em grupos em função do suporte de representação utilizado: lápis e papel; fichas coloridas (material com referente indefinido) e objetos (material com referente definido). Adriana Batista também pesquisou se o uso de um determinado suporte afetava somente o desempenho (número de respostas corretas) ou se tinha também relação com as estratégias de resolução adotadas.

De acordo com a pesquisadora, tiveram melhor desempenho nas contas os alunos que tinham como suporte de representação materiais concretos. "Trabalhando com materiais de referência definida, como carrinhos, as crianças identificaram mais facilmente os termos da operação. Com fichas, elas confundiam, no caso da divisão, o divisor e o dividendo. Isso dificulta os cálculos", explica Adriana Batista. Lápis e papel foram os suportes que mais conduziram a estratégias inadequadas na resolução de problemas.

RESULTADO - O efeito do suporte de representação varia de acordo com o tipo de problema resolvido pelas crianças. Em relação ao tipo de operação empregada, o padrão de resultados foi o mesmo nos três grupos de crianças. O desempenho foi o mesmo em problemas de divisão e em problemas de multiplicação. "A única diferença entre os grupos foi que as crianças que resolveram os problemas com fichas tiveram mais acertos nos problemas de isomorfismo (que envolvem duas quantidades) que requeriam a multiplicação do que nos problemas que exigiam a divisão", explica a pedagoga. As estratégias adotadas nos problemas de isomorfismo não são as mesmas adotadas nos problemas de combinatória", salienta Adriana Batista.

A pesquisadora conclui que a utilização de materiais com referentes definidos torna mais fácil a abstração na hora de resolver contas de multiplicação e divisão. Por conseqüência, os problemas se tornam mais claros e diminui a possibilidade das crianças errarem.