Uso
de materiais concretos facilita ensino de matemática
A pesquisadora Adriana Batista, também do Departamento de Psicologia
da UFPE, estudou durante o curso de mestrado a influência
de suportes (figuras, objetos) no modo como as crianças
realizam problemas de multiplicação e divisão
na matemática. As crianças foram divididas igualmente
em grupos em função do suporte de representação
utilizado: lápis e papel; fichas coloridas (material com
referente indefinido) e objetos (material com referente definido).
Adriana Batista também pesquisou se o uso de um determinado
suporte afetava somente o desempenho (número de respostas
corretas) ou se tinha também relação com
as estratégias de resolução adotadas.
De acordo com a pesquisadora, tiveram
melhor desempenho nas contas os alunos que tinham como suporte
de representação materiais concretos. "Trabalhando
com materiais de referência definida, como carrinhos, as
crianças identificaram mais facilmente os termos da operação.
Com fichas, elas confundiam, no caso da divisão, o divisor
e o dividendo. Isso dificulta os cálculos", explica
Adriana Batista. Lápis e papel foram os suportes que mais
conduziram a estratégias inadequadas na resolução
de problemas.
RESULTADO - O efeito do suporte de
representação varia de acordo com o tipo de problema
resolvido pelas crianças. Em relação ao tipo
de operação empregada, o padrão de resultados
foi o mesmo nos três grupos de crianças. O desempenho
foi o mesmo em problemas de divisão e em problemas de multiplicação.
"A única diferença entre os grupos foi que
as crianças que resolveram os problemas com fichas tiveram
mais acertos nos problemas de isomorfismo (que envolvem duas quantidades)
que requeriam a multiplicação do que nos problemas
que exigiam a divisão", explica a pedagoga. As estratégias
adotadas nos problemas de isomorfismo não são as
mesmas adotadas nos problemas de combinatória", salienta
Adriana Batista.
A pesquisadora conclui que a utilização
de materiais com referentes definidos torna mais fácil
a abstração na hora de resolver contas de multiplicação
e divisão. Por conseqüência, os problemas se
tornam mais claros e diminui a possibilidade das crianças
errarem.
|