Estudos apontam
resultados positivos de programa federal
O A recente história do município de Vicência –
localizado a 87 km do Recife, na região da Zona da Mata
Norte – pode ser informalmente dividida em dois períodos:
antes e depois da implantação do Programa de Erradicação
do Trabalho Infantil (Peti), programa implantado pelo Governo
Federal, sob gerenciamento do Governo do Estado. É o que
concluiu a pedagoga Maria Lúcia Soares da Silva, autora
da tese de mestrado em Educação Política
Educacional e Poder Local na Cidade de Vicência: Repercussões
do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
Quando foi implantado em Vicência, em
agosto de 1998, o Peti atendia a 324 alunos. Em 2000 o programa
já beneficiava 1.680 estudantes. “Em primeiro lugar,
gostaríamos de descobrir o que estava acontecendo no município,
com a esperança que os outros melhorassem também.
Então eu escolhi o Peti porque era um programa que foi
um diferencial”, explica a pesquisadora.
A pesquisa foi realizada no período
de 2000 a 2002, sendo necessária a realização
de um estudo dos anos de 1997 a 2000, abrangendo um período
anterior à implantação do projeto. Segundo
a pesquisadora, o diferencial do trabalho realizado em Vicência
para o de outros municípios foi o aproveitamento do Peti
na área educacional, além da econômica. Em
Vicência, cada instância cuidou de sua atribuição.
“Com isso, tentou-se organizar o desenvolvimento do município.
Os pais eram analfabetos e voltaram a estudar, inclusive os funcionários,
professores e a prefeita também. Isso me levou a ter interesse
por pesquisar este município”, conta Maria Lúcia.
O programa também mudou a forma de
os habitantes do município lidarem com o dinheiro, que
passou a ser investigado na criação de cooperativas,
na fabricação de doces e no turismo, entre outras
atividades. Com o programa, cada família chega a receber
até R$ 50,00 por mês para que as crianças
possam ser retiradas do trabalho – a maioria, da cana-de-açúcar
– e voltar a freqüentar a escola. Há dois horários,
um convencional e um complementar (o do Peti), em que são
realizadas atividades recreativas, aulas profissionalizantes,
aulas de reforço ou pesquisas.
“Houve uma melhoria muito grande no
município, tanto quantitativa quanto qualitativamente com
a implantação do Peti, além de ter ajudado
na valorização da auto-estima desses alunos”,
afirma a pedagoga. “O município está tentando
fazer com que as pessoas ganhem amor por aquela terra, queiram
trabalhar e fiquem lá. Isso fará com que o município
cresça”, diz Maria Lúcia.
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