Critérios de Divulgação Critérios de Divulgação

São notícias nos canais de comunicação oficiais da UFPE:

    • Programas, ações e projetos institucionais de fomento ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação da UFPE;
    • Divulgação científica de pesquisas e produção acadêmica da Universidade;
    • Assuntos administrativos e da gestão da instituição, quando houver relevância para a comunidade acadêmica e a sociedade;
    • Eventos institucionais e culturais realizados, promovidos ou apoiados pela UFPE;
    • Seleções para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação e no Colégio de Aplicação (CAp);
    • Ações de assistência estudantil;
    • Concursos públicos para o quadro efetivo de professores e técnicos administrativos, bem como seleções simplificadas para professores substitutos;
    • Campanhas institucionais e ações desenvolvidas pelas unidades da Superintendência de Comunicação (Supercom);
    • Premiações e honrarias recebidas pela Universidade e pelos membros da comunidade acadêmica – para estes, desde que vinculadas ao trabalho realizado na instituição e sem caráter de promoção pessoal, publicitária e/ou político-partidária;
    • Premiações e honrarias concedidas pela UFPE aos membros da comunidade acadêmica e ao público externo;
    • Treinamentos, cursos e ações voltadas à comunidade acadêmica e ao público externo;
    • Campanhas e ações sociais voltadas à comunidade acadêmica e ao público externo;
    • Seleções para vagas de estágio e bolsas na Universidade;
    • Oferta de bolsas de estudo e intercâmbio acadêmico;
    • Atividades desportivas e culturais da UFPE;
    • Parcerias da UFPE com outras instituições ou órgãos públicos;
    • Outros assuntos de interesse público.
      
Não são notícias nos canais de comunicação oficiais da UFPE:

    • Eventos, programações e atividades que não tenham a UFPE como participante, organizadora ou parceira;
    • Reprodução de conteúdos de terceiros (fotos, textos, vídeos) sem créditos e devida autorização das fontes;
    • Fatos que tenham caráter exclusivo de promoção pessoal e/ou profissional de professores, técnicos administrativos e estudantes, sem qualquer vínculo formal com a UFPE, a exemplo de informações vinculadas a projetos de extensão e projetos de pesquisa sem registro na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), respectivamente;
    • Informes direcionados a público restrito, que podem ser divulgados por outros meios (por e-mail ou redes sociais específicas), como, por exemplo, informe do cancelamento de um dia de aula de uma disciplina, reuniões departamentais ou reuniões intersetoriais;
    • Menções a quaisquer atividades que violem as leis;
    • Insultos, referências preconceituosas e difamatórias;
    • Pedidos de apoio financeiro, tipo rifa ou vakinha;
    • Propagandas ou campanhas publicitárias de grupos ou organizações internas ou externas, incluindo partidos políticos e promoção a candidatos políticos em período de eleição. Salvo a exceção de apoio institucional da UFPE no âmbito de promoção à comunidade acadêmica.
   • Defesas de trabalhos de conclusão de curso (TCC) de graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado e memoriais de progressão docente (professor titular);  
    • Comunicação sindical e de entidades de classe em geral, de categorias de servidores e estudantis;
    • Felicitações de aniversários de servidores e estudantes e por datas comemorativas a profissões;
    • Outras situações não previstas nesta lista serão avaliadas pelos profissionais de comunicação da Ascom.
      
Lembramos que nossos parâmetros sobre o que são ou não são notícias estão em constante avaliação e podem ser atualizados quando necessário.

Cobertura jornalística e fotográfica

    • As solicitações de coberturas jornalísticas e fotográficas que envolvam eventos de médio a grande porte devem ser encaminhadas à Ascom por e-mail, preferencialmente, com antecedência mínima de cinco dias úteis da data do evento. Exemplos: congressos, seminários, simpósios, feiras etc.
    • Os pedidos de cobertura serão analisados caso a caso, considerando critérios jornalísticos, viabilidade técnica, horários de expediente da equipe da Ascom e disponibilidade de transporte institucional.
    • A Ascom não faz coberturas de campanhas de eleições internas da UFPE (reitores, diretores de centros acadêmicos, chefes de departamentos etc.).
    • A Ascom faz cobertura do processo eleitoral de reitores e diretores de centros (no sentido de informar datas e procedimentos a comunidades).
      
Como enviar sugestão de pauta?

Quem quiser sugerir uma pauta deve encaminhar sua solicitação à Ascom por e-mail com o assunto “Sugestão de pauta”, seguido do tópico a ser discutido para o endereço eletrônico ascom@ufpe.br. É preciso enviar todas as informações necessárias, se possível com imagem de divulgação anexada.

    • A sugestão de pauta deve conter, no corpo do e-mail, as informações iniciais do fato/evento (o que, quem, quando, onde, como e por que) e um contato da fonte para checagem de informações para a produção da matéria. Caso o evento tenha release de divulgação pode ser enviado anexado. O envio de um relase não representa a reprodução parcial ou integral do mesmo na matéria de divulgação.
    • Ao enviar conteúdos complementares produzidos por terceiros (fotos, textos, vídeos), o solicitante deve citar a autoria e autorização das fontes.
    • As sugestões de notícias que não demandam coberturas devem ser enviadas com, no mínimo, três dias úteis de antecedência com relação à data do evento;
    • Cabe à Ascom analisar qual informação será encaminhada para divulgação e elaborar a matéria para os canais de comunicação da assessoria.
      
O envio de sugestões de pauta não determina a publicação do conteúdo informado, nem obriga a Ascom a publicá-lo. As sugestões recebidas pela Ascom serão avaliadas conforme critérios jornalísticos, objetivos institucionais e interesses do público-alvo.