Programação - dia 29/09/2011


Mostra: “Imagens, comunicação e saúde

Local:

Auditório CCSA

Horário: 09h às 12h
Coordenação: Luiz Lacerda
Monitores: Diego Bezerra e Patricia Lyra

A saúde em rede contra os surtos – 20’
Direção: Homero Teixeira/ Brasil/2010

O vídeo apresenta medidas adotadas pelas áreas de vigilância epidemiológica e sanitária no enfrentamento de dois surtos, ocasionados pela circulação de microorganismos em ambientes coletivos de convívio e de consumo de alimentos, ocorridos em cidades brasileiras em 2010: surto de rotavírus, em Goiânia/GO, e o surto de infecção alimentar, em Brasília/DF.

Doença de Chagas – ontem e hoje – 26’
direção: Eduardo Thielen/Brasil/2010

Este documentário é uma ferramenta que visa a promoção da responsabilidade individual e coletiva na prevenção e controle da doença de Chagas, englobando uma visão ecológica da reinfestação das casas e dos riscos de infecção de seus moradores em regiões expostas a vetores infectados pelo "Trypanossoma cruzi", exemplificadas por localidades do estado do Ceará. Diante do cenário epidemiológico atual da doença de Chagas, a educação e a informação em saúde são trazidas como oportunidades para mudança deste cenário.

Esquitossomose, quebrando o ciclo– 25’
Direção: Silvia Santos/Brasil/2010
O combate à esquistossomose esbarra nas dificuldades geradas pelas condições sanitárias a que muitas pessoas estão expostas, especialmente na região nordeste, devido à desigualdade social que ainda persiste no Brasil. Gravado na região metropolitana de Recife e Cabo de Santo Agostinho/PE.

Leishmaniose visceral – conhecer para controlar – 25’
Direção: Eduardo Thielen/Brasil/2010

Através de depoimentos de médicos, médicos veterinários e doentes em tratamento são apresentadas as ações de vigilância e prevenção da doença. Com o objetivo de fortalecer ação em saúde e divulgar para a população informações sobre a leishmaniose visceral, o Documentário explica a doença e o ciclo de transmissão.

Vigilância em saúde nos desastres: a experiência de Rio Branco/AC – 20’
Direção: Ieda Rozenfeld/Brasil/2010Na enchente de 2006, em Rio Branco, Acre, cerca de 35 mil pessoas foram atingidas, com 8 mil casas danificadas. Graças às ações coordenadas e integradas entre as três esferas de governo – Município, Estado e União, no enfrentamento da situação, não houve perda de vidas humanas. O vídeo mostra as ações desenvolvidas pelo Vigidesastres – e também o trabalho dos Agentes de Saúde que percorrem a região orientando a população sobre higienização de moradias e a prevenção de doenças oriundas das alagações.

Cinematógrafo brasileiro em Dresden – 21’
Direção: Eduardo Thielen e Stelia Oswaldo Cruz/Brasil/2011

Com imagens de época e entrevistas com pesquisadores de história da saúde e do cinema, o documentário resgata dois filmes exibidos em 1911 no pavilhão brasileiro da Exposição Internacional de Higiene em Dresden, Alemanha. Tematizando o combate à febre amarela no Rio de Janeiro e a recém descoberta doença de Chagas em Lassance, Minas Gerais, são os primeiros filmes científicos brasileiros conhecidos, marcando o pioneirismo do Brasil e do Instituto Oswaldo Cruz na utilização de imagens em movimento na comunicação e informação em saúde.


 

Desenvolvido por Edson Dionisio