Ano VIII - Nº 90 - Outubro/2001












 

Programa de saúde vai até as escolas

Com um trabalho destinado a manter e elevar o nível de saúde da população do Estado, o Educação em Saúde, um projeto de extensão da UFPE, veio a ser o único projeto pernambucano a ser encaminhado ao prêmio "Saúde Brasil", do concurso nacional para estudantes universitários de Medicina sobre trabalhos socialmente responsáveis com interação com a comunidade, cujo resultado será divulgado em novembro.O Programa também obteve o primeiro lugar na VII Jornada do Departamento Materno-Infantil da UFPE, ocorrida em agosto.

O Educação em Saúde, que tem como objetivo complementar de as informações apresentadas por uma comunidade, além de fazer com que perdurem essas informações. A ação foi posta em prática no Educandário Magalhães Bastos, do bairro da Várzea, Recife, com alunos dos seis aos 14 anos de idade, entre março e julho de 2001.

Os universitários trabalharam o tema a partir da confecção de cartazes, jogos educativos e dramatizações, além de ser realizarem uma feira de saúde a participação de toda a comunidade. Entre os assuntos abordados, estavam a sexualidade e gravidez na adolescência, relacionamento familiar e prevenção de acidentes.

"O projeto não foi útil apenas à sociedade. No curso de Medicina, 70% dos alunos consideram que deveriam ser feitas mais ações desse tipo, sendo o projeto Educação para a Saúde aprovado por 100% deles", revela uma das organizadoras do programa, professora Rosemary de Jesus Amorim.