Ano VIII - Nº 90 - Outubro/2001












 
Pesquisadores recuperam história do Engenho Jaguaribe

O Programa Jaguaribe é o mais novo projeto de extensão do UFPE Para Todos. Contando com 20 professores da UFPE, UFRPE e Unicap, o programa tem como objetivo resgatar os aspectos históricos do Engenho Jaguaribe, como o funcionamento do engenho, a Igreja, a casa dos padres e o forno da cal. A idéia é instalar um museu, onde funcionava o forno da cal, para mostrar a evolução do engenho e, ao mesmo tempo, construir a Casa da Pesca, no Porto Jatobá, tornando-a uma associação de pescadores para ajudar a renda da população local e desenvolver atividades de educação ambiental. A pesquisa inicial partiu do cadastramento dos sítios arqueológicos da área. Segundo a pesquisa, os agricultores da localidade já encontraram moedas e vidros, datados do ano de 1600.

"Ainda há ruínas a serem localizadas, como a do Quilombo de Catucá e a do presídio militar que foi fechado em 1707, para a construção do Forte de Pau Amarelo", lembra a arqueóloga Cláudia Oliveira, professora do Departamento de História da UFPE. O projeto não pára por aí. Há uma intenção de estender a proposta de conservação a Itapissuma, Igarassu e Paulista. A equipe está com dificuldades para preservar a área, pois existem ameaças de povoação desordenada. Além da iniciativa privada, a Prefeitura de Abreu e Lima está implantando uma feira na entrada do caminho que leva ao engenho, o que pode acarretar danos irreparáveis.

O Engenho Jaguaribe foi um centro de povoamento, do início do século XVI, e tem importância histórica comparada a Olinda e Igarassu. Localizada em Abreu e Lima, a área tem, hoje, extensão aproximada de 5 Km2, e chegou a abrigar os municípios de Itapissuma, Igarassu e Paulista.

Apesar de o estudo já estar sendo realizado há algum tempo, o projeto espera financiamento e está previsto para começar em janeiro de 2002. Enquanto isso, os pesquisadores realizam visitas constantes à área e estão buscando parcerias para realizar a preservação do sítio histórico.