Ano VIII - Nº 92 - Dezembro/2001










 

Extensão atinge metas e faz planos

Equilibrar paixão e ousadia foi a receita escolhida pela Pró-Reitoria de Extensão para alcançar as metas de 2001. Com isso, conseguiu ampliar sua rede de alianças estratégicas e consolidar o programa UFPE para Todos, envolvendo estudantes, professores e técnicos em projetos de extensão que atingem cerca de 50 mil pessoas. Os resultados são notáveis: em um ano, a Proext aumentou em 63% o número de projetos de extensão, passou a envolver o dobro de professores, quase triplicou a quantidade de alunos participantes e ampliou em 378% o público beneficiado.
Em 2001, a Pró-Reitoria ofereceu 310 cursos gratuitos de capacitação profissional a dez mil pessoas e, em parceria com os programas Xingó, Universidade Solidária, Alfabetização Solidária e Comunidade Ativa, levou a UFPE a municípios de Pernambuco, oferecendo à população alternativas eficientes de combate à exclusão social. "Não se pode falar em universidade pública sem compromisso com o público, com todos os segmentos da sociedade. A Proext leva a universidade à comunidade e constrói com ela um compromisso de solidariedade", resume a pró-reitora Célia Maranhão Campos. Em setembro, a Proext selou esse compromisso realizando a I Conferência Nacional sobre Responsabilidade Social no Setor Público e Cidadania Empresarial, que inscreveu mais de 1.300 participantes e reuniu lideranças nacionais em cidadania e responsabilidade social.
CULTURA - Na área cultural, o destaque foi a reinauguração do Centro Cultural Benfica, permitindo a oferta de novos serviços à comunidade. Mais de 5.600 pessoas participaram das atividades promovidas no Teatro Joaquim Cardozo, Instituto de Arte Contemporânea e Livraria Funarte e de eventos como o Mercado Pop para crianças e o Associados pela Paz, aumentando a integração entre a UFPE e a sociedade e ampliando o interesse pela cultura local. A meta para o próximo ano é conscientizar os alunos, técnicos e professores da Universidade quanto à responsabilidade social de cada um e dar a todos a oportunidade de participar do UFPE para Todos.