Ano VIII - Nº 92 - Dezembro/2001










 

Capacitação atinge 1.400 servidores

Um dos programas da UFPE, o de Complementação à Escolaridade, levou 272 servidores a retornarem às salas de aula. Desses, 12 foram aprovados no vestibular

A UFPE tem muito que comemorar em 2001. Por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) 1.400 servidores receberam algum tipo de capacitação. A iniciativa faz parte do projeto Universidade do Servidor, que oferece os programas de Capacitação em Gestão (voltados para os servidores que ocupam cargos de chefia), de Complementação à Escolaridade e de Atualização Profissional. Graças ao programa, pela primeira vez os profissionais da limpeza tiveram um curso específico para a categoria, com ênfase no relacionamento interpessoal, o que melhora a qualidade do serviço.
Com relação ao programa de Complementação à Escolaridade, 272 servidores foram beneficiados. Destes, 48 com o curso de Ensino Fundamental, 94 no Ensino Médio e 124 no Pré-Vestibular. Uma prova de que este programa rende bons frutos é o desempenho dos servidores no último vestibular. Dos 123 atendidos pelo programa, em 2000, 12 foram aprovados e agora são também alunos da UFPE.
FEIRA - Além da consolidação do Universidade do Servidor, a Progepe organizou algumas atividades paralelas como a I Feira de Qualidade de Vida. Neste evento foram prestados serviços a comunidade como aferição da pressão, verificação da taxa de colesterol, aplicação de vacinas, palestras, vendas de produtos artesanais e oficinas de arte e de dança.
No próximo ano serão ampliadas as vagas oferecidas pelos colégios parceiros, bem como as dos cursos de capacitação para categorias específicas e implantados novos programas visando a uma melhoria na qualidade de vida do servidor. Também estão previstas mais atrações no Clube Universitário e a inauguração de novos quiosques da Griffe Universitária.

Universidade investe em infra-estrutura

Este ano o campus da UFPE passou por significativas modificações estruturais. Algumas das recuperações foram feitas em estruturas da Universidade que já tinham 30 anos, como as fachadas do CFCH. O investimento em obras já concluídas foi de R$ 625 mil e está-se investindo mais de R$ 1 milhão em obras perto da fase de conclusão.
O Departamento de Educação Física e o Clube Universitário passaram por verdadeiras transformações. No caso do clube, todos os brinquedos foram trocados. Segundo o presidente da Comissão Central de Planejamento da Universidade, João Bosco Martins, estas reformas têm a garantia de durar pelo menos trinta anos.
O Hospital das Clínicas (HC) é a edificação da UFPE que está recebendo maior número de reparos, com obras de impermeabilização em caixa d'água, impermeabilização das cobertas além da reforma das instalações físicas do décimo pavimento dos blocos "B" e "C". Entre obras concluídas e em andamento, o investimento foi de mais 200 mil reais.
O espaço de aulas também está sendo recuperado em vários departamentos. O Centro de Ciências da Saúde (CCS) vai ganhar um laboratório de informática. No Departamento de Engenharia Química, seis salas foram reformadas. O Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) ganhou ambientes para a instalação de novos equipamentos. As atividades artísticas da Universidade vão ser beneficiadas com a recuperação do Teatro Milton Bacarelli, do Centro de Artes e Comunicação (CAC). Segundo o pró-reitor de planejamento da UFPE, Hermino Ramos, ainda mais importante que o número de obras que foram realizadas é a nova forma de fiscalização, realizada, agora, por duas comissões, uma central ligada à Proplan, e comissões de acompanhamento, específicas para cada construção. "A principal vantagem é permitir que os usuários fiquem por dentro do andamento das obras", explica Ramos.