Ano VIII - Nº 93 - Janeiro/2002












 

Nupep faz 13 anos em boa forma

Ao completar 13 anos, em dezembro passado, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Popular da UFPE (Nupep) passou a oferecer seus trabalhos de educação de jovens e adultos para mais 17 municípios. O núcleo atua agora em 33 municípios, dois deles do Ceará.
O trabalho consiste na seleção de alfabetizadores nos municípios do interior para oferecer reforço à sua formação profissional. "Eles vêm à faculdade, ficam 20 dias e a gente trabalha com eles a educação de adultos, o trabalho com a língua portuguesa, matemática, educação sexual. Eles organizam as turmas e a gente tem um professor que vai uma vez por mês ao município", explica José Francisco, coordenador do Núcleo. O núcleo é formado por aproximadamente 40 pessoas entre alunos de graduação e pós-graduação, além de professores da UFRPE, dos municípios e da própria UFPE.
O Nupep foi criado em 1988, a partir de experiências que um grupo de professores do Centro de Educação e do Departamento de Serviço Social vinha desenvolvendo com a periferia urbana, especialmente com a educação de jovens e adultos.