Ano VIII - Nº 99 - Abril/2002












 

UFPE para Todos será modelo para outras universidades

A Universidade Federal de Pernambuco e o Faça Parte – Instituto Brasil Voluntário firmaram, no último dia 27 de março, protocolo de cooperação para a implantação de programas de estímulo às ações de voluntariado na UFPE. O coordenador de Relações Institucionais do Brasil Voluntário, Ektor Passini, membro da comitiva que foi recepcionada pelo reitor Mozart Neves Ramos, adiantou que a sociedade firmada entre as instituições tem por objetivo a implantação do programa UFPE Para Todos nas demais universidades federais do País.

O UFPE Para Todos desenvolve, hoje, 64 ações distintas, de apoio a projetos desenvolvidos por alunos e professores para prestar serviços à comunidade. As iniciativas são revertidas em créditos acadêmicos para os estudantes e pontos a título de Gratificação de Estímulo à Docência para professores. E o Instituto Brasil Voluntário, selecionado pela ONU, no ano passado, para implementar ações relativas ao Ano do Voluntariado, conseguiu mobilizar 30 milhões de pessoas.

Na ocasião, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade apresentou à presidente do Instituto, Milú Vilela, e seus assessores, os projetos que mais se destacaram no UFPE Para Todos. Apresentados por professores, alunos e beneficiários, os trabalhos causaram ótima impressão. ”Esse projeto maravilhoso vai contaminar toda a sociedade. Ele transforma o aluno em cidadão”, afirmou Milú Vilela.

As iniciativas do UFPE Para Todos apresentadas foram: Habitação Popular, cuja proposta é melhorar as habitações do centro do Recife e de áreas pobres da cidade; Meninos do Campus, que oferece oficinas de arte às crianças carentes que se fixaram nas imediações do campus; Universidade Aberta à Terceira Idade (UnAti), que atende pessoas com mais de 60 anos e oferece cursos, oficinas e atividades físicas e artísticas gratuitamente, e Imaginário Pernambucano, que procura aprimorar o artesanato produzido na comunidade de Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro.