Ano VIII - Nº 99 - Abril/2002











 

Novos aparelhos ajudam ensino

Universidade adquire mais de 800 novos equipamentos para auxiliar no aprendizado dos alunos de graduação. Todos os departamentos serão beneficiados, inclusive o HC

Margot Dourado e Fabíola Tavares

A UFPE, por meio do Programa de Modernização e Consolidação da Infra-estrutura  Acadêmica, do Ministério da Educação, acaba de receber mais de 800 equipamentos que serão utilizados nos cursos de graduação da Universidade. O programa nacional de reaparelhamento, que começou entre os anos de 95 e 96, já destinou mais de US$ 300 milhões para aquisição de equipamentos que estão auxiliando alunos de Física, Fisioterapia, Educação Física, Engenharia Civil, Odontologia, Medicina, Química, entre outros cursos. Na UFPE, especificamente, foram investidos mais de US$ 4 milhões.

O objetivo principal do programa é modernizar e atualizar a UFPE e o Hospital das Clínicas. Com a chegada desses aparelhos, poderemos melhor atender às necessidades da sociedade”, afirma Mauro Rodrigues, coordenador do programa. Ainda segundo o professor, as grandes vantagens deste projeto são a boa qualidade e a garantia de três anos dos equipamentos.  

O programa pretende beneficiar todas as áreas de estudo: ciências biológicas, da saúde, exatas, agrárias, veterinárias e humanas. Serão montados laboratórios específicos, salas de cirurgia, ambulatórios, clínicas de odontologia, fonoaudiologia, psicologia; estúdios de música, lingüística, audiovisuais, entre outros. Estão sendo esperados ainda 1.560 aparelhos, que, segundo enfatiza o professor Mauro Rodrigues, vão ser utilizados apenas na graduação dos cursos e não nas áreas de pesquisa. “Muitos professores se espantam porque esses aparelhos de última geração estão indo para as mãos de alunos, mas o nosso objetivo, com este projeto, é aperfeiçoar o aprendizado dos alunos”, explica o professor.

Já se encontram na Universidade materiais para laboratório como buretas, microscópios, galvanômetros, laser, câmaras de germinação, aparelhos cirúrgicos, de ultra-som, video-endoscopia, de tomografia computadorizada, urologia e de raios-X, mesas cirúrgicas, equipamentos de raios ultravioletas, entre outros.

O curso de Odontologia é um dos que já estão usufruindo os novos equipamentos. Com as 67 novas mesas odontológicas, foram montados quatro consultórios, que já estão sendo utilizados pelos alunos. “Aqui em Odontologia, nós trocamos as antigas cadeiras, por equipamentos de mais nova geração, o que vem estimulando muito os alunos. Nossas novas clínicas não devem nada às de outros hospitais”, afirmou Georgina Agnelo, coordenadora do curso de Odontologia, que também foi beneficiado com a aquisição de um novo aparelho de radiologia panorâmica.