Ano VIII - Nº 100 - Maio/2002














 

Aula de reforço para quem precisa

Programa oferece aulas gratuitas para estudantes da rede pública de ensino que vão prestar vestibular. A idéia surgiu de alunos da UFPE e visa, ainda, a estimular a opção pelas licenciaturas

Margot Dourado

A Universidade Federal de Pernambuco está aperfeiçoando o programa de extensão pré-acadêmico Professores do Terceiro Milênio. O projeto, que consiste no oferecimento de aulas gratuitas para alunos da rede pública de ensino médio aptos a prestar o exame de vestibular, partiu de uma iniciativa dos alunos dos cursos de licenciatura em ciências da UFPE, principalmente de Física. "Um aluno que termina o curso fundamental em escolas do governo tem, de saída, cinco anos de defasagem em relação aos estudantes da rede particular. É como se o aluno estivesse concluindo a sexta série", afirma o professor Manoel Lemos, coordenador do projeto.

O programa, que teve início em 1997, pretende suprir as deficiências da formação científica do estudante, além de atrair mais candidatos para as vagas dos cursos de licenciatura. Só podem participar do projeto alunos que queiram prestar vestibular para os cursos de licenciatura em Matemática, Física, Química, Biologia e Computação. A seleção é feita por meio de testes. Este ano, dos 2300 alunos inscritos, 700 foram selecionados e passaram quase dois meses participando de um curso de nivelamento, que é uma espécie de revisão do conteúdo do vestibular. Desse grupo, depois de outro exame seletivo, 285 estudantes foram escolhidos para continuar no programa.

Os alunos são divididos em quatro turmas de, em média, 70 participantes. Duas são assistidas à noite e duas, à tarde. O conteúdo das aulas privilegia matemática, biologia, física, química e português, mas também são oferecidas outras disciplinas da área de ciências humanas, com uma carga horária bem menor. As aulas acontecem nas universidades Federal e Rural de Pernambuco.

O curso, que integra o programa UFPE Para Todos, conta com um índice de 50% de aprovação no vestibular. De 10% a 15% das vagas dos cursos de graduação em licenciatura são preenchidas pelos estudantes do Terceiro Milênio. Além dessas, outra vantagem do projeto é que os alunos que entram na universidade por meio desse curso já têm a garantia de, a partir do terceiro período, virar professor do programa. "O Terceiro Milênio serve também como laboratório para os alunos da graduação. Eles têm mais estímulo e entusiasmo de participar e contribuir com o programa porque sabem da sua importância e já usufruíram seus benefícios", afirma a professora Ivani Malvestiti, vice-coordenadora do programa.

EXERCÍCIOS - A novidade deste ano são as monitorias que os alunos de graduação dos primeiro e segundo períodos, egressos do curso, oferecem aos estudantes do programa. O projeto oferta aulas de exercícios monitoradas por esses universitários. "Eu já tinha tentado três vezes o vestibular e só passei com a ajuda do programa. Depois, me tornei professora de matemática do projeto e foi onde adquiri experiência, conhecimentos de planejamento e segurança no meu trabalho", comemora Gracivane Pessoa, uma das primeiras alunas do cursinho e aluna de graduação da Licenciatura em Matemática.

Serviço:
Professores do Terceiro Milênio
Fone : (81) 3271.8400

Andrea passou em 1º lugar em Matemática

Andrea Maria dos Santos é uma ex-aluna muito especial do curso Professores do Terceiro Milênio. Ela passou, no vestibular deste ano, para a Licenciatura em Matemática em primeiro lugar. "Eu sempre sonhei em ser professora. Graças à ajuda que recebi com as aulas do curso, consegui passar no vestibular, já na primeira tentativa. Afinal, ele não só prepara o aluno para passar nos testes, mas serve também como a base principal de conhecimentos para ingressar na faculdade", explica a estudante.

"Ela sempre foi uma aluna presente. Calada e concentrada, ela conseguia resolver facilmente as questões. Estudava muito e estava sempre interessada em aprender", diz Gracivane Pessoa, que foi uma das professoras de matemática de Andrea. A carga horária do curso pré-acadêmico é puxada. São quase cinco horas diárias de aula e ainda uma hora de exercícios com os monitores. A programação continua nos finais de semana, quando as matérias de humanas recebem uma atenção especial.

Além de facilitar o acesso dos alunos aos cursos de graduação, o Terceiro Milênio contribui para antecipar um pouco do conteúdo universitário das disciplinas.

"Mais do que preparar o aluno para passar no vestibular, a grande vantagem do programa é ambientar os alunos dentro da universidade, conhecendo professores, alunos e aprendendo a se beneficiar com os recursos disponíveis como bibliotecas, materiais e laboratórios", afirma a professora Gracivane.