Ano VIII - Nº 100 - Maio/2002












 

Centro de Informática cria sites de interesse social

Em parceria com uma instituição beneficente, professores e alunos da UFPE lançam página na Internet cujo conteúdo é dirigido a pacientes com aids e câncer

Juliana Holanda

O Centro de Informática (CIn) da UFPE e a Sociedade Beneficente de Amparo aos Portadores da Aids e do Câncer (SAC) desenvolveram um site com informações atualizadas acerca de tratamento, diagnóstico e demais abordagens sobre aids e câncer. O site foi desenvolvido com técnicas modernas e já está disponível na Internet, pelo endereço www.sac-fnd.com.br. A página é dirigida a familiares, médicos e pacientes e faz parte do programa de extensão do CIn que visa a facilitar o acesso a informações de interesse social. "A exclusão de direito à informação é algo terrível. Nós sabemos como essas pessoas sofrem no tratamento e essa foi uma motivação muito forte", diz o coordenador do projeto, Fernando Fonseca.

Outro objetivo é ajudar o desenvolvimento da ONG, tentando arrecadar verba para seu funcionamento e oferecer um espaço para a divulgação de currículos dos pacientes.

Fernando Fonseca, que também é coordenador de extensão do CIn, explica que o caráter da disciplina é oferecer um serviço para a comunidade. Já para os alunos, os benefícios são ampliar a visão social e vivenciar uma experiência real. "No momento que divulguei o projeto, tive uma procura grande de interessados", relembra Fonseca. Um dos estudantes, Byron Dantas, que participou do projeto diz que a motivação foi tanta que os alunos trabalharam no período de greve. "Desde o início, notamos que esse trabalho era mais do que uma disciplina. As pessoas se sentiam parte do processo e acreditavam que eram importantes para seu funcionamento. Para mim, foi algo muito gratificante. É bom se sentir útil", analisa Byron.

O projeto é um dos destaques do programa UFPE Para Todos, que integra a proposta disciplinar à prática dos cursos. "A idéia é produzir páginas para outros parceiros. Queremos democratizar o processo de informação, porque é essa a contribuição que podemos dar", declara Fernando Fonseca.

Entidade busca apoio para ampliar ação

A Sociedade Beneficente de Amparo aos Portadores da Aids e do Câncer (SAC) é uma Organização Não-Governamental (ONG) que tem o objetivo de realizar atendimento médico a pacientes com aids e câncer. A SAC foi criada em junho de 2000, mas ainda não conseguiu alcançar suas metas. "Estamos tentando atender às exigências burocráticas e desenvolver um suporte para atender às necessidades da ONG", afirma Henrique Dourado, presidente da SAC.

A idéia do portal surgiu como forma de viabilizar financeiramente os projetos da ONG. "Temos que ter uma fonte de renda contínua para realizar os atendimentos", explica Henrique. "Hoje, estamos desenvolvendo um apoio a outras instituições, principalmente por meio de doações de remédios. Mas nosso objetivo principal é conseguir oferecer atendimentos gratuitos a esses pacientes", revela Dourado.

Para desenvolver o site, Henrique procurou o Centro de Informática da UFPE. Ele diz que quando soube do UFPE Para Todos buscou o apoio da Universidade. A proposta social fez com que a sugestão da ONG fosse rapidamente incorporada ao programa. "Fui acolhido da maneira mais gentil possível", comenta Henrique.