Consciência
gramatical começa cedo
Quanto mais estimulados a refletir
sobre a língua, antes mesmo da fase da alfabetização,
melhor será o rendimento da criança na elaboração,
leitura e compreensão de textos
Clécio Vidal
As crianças podem ampliar
a consciência gramatical antes mesmo de aprender a ler e
a escrever. Essa é a idéia defendida pela psicóloga
Kátia Leal, na tese Efeitos do Estímulo da Consciência
Gramatical sobre as Habilidades de Leitura e Escrita, defendida
recentemente no Doutorado em Psicologia Cognitiva, do Departamento
de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. A pesquisa,
realizada com 60 crianças de cinco anos de idade, em média,
no início da alfabetização, demonstra que,
se o estímulo dessa consciência ocorrer cedo, a aprendizagem
de ortografia e de interpretação de textos ficará
mais fácil.
De acordo com Kátia Leal,
consciência gramatical é uma habilidade metalingüística
e, como tal, envolve fazer da língua objeto de reflexão.
"É exercer controle intencional sobre a estrutura
e funções da língua, interpretando como elas
refletem a estrutura da realidade", explica. "O estímulo
dessa consciência pode ser feito, de maneira sistemática,
antes de as crianças aprenderem a ler e a escrever",
afirma a pesquisadora.
CIRCO - Mesmo sem ter um conhecimento
formal das classes de palavras, as crianças, à medida
que ampliam essa consciência, segundo a psicóloga,
aprendem a empregar desinências verbais, sufixos e pronomes.
"O importante não é classificar as palavras,
mas reconhecer a função e o posicionamento delas
na frase", afirma a psicóloga.
Uma das atividades que a pesquisadora
utilizou para estimular a consciência gramatical foi trabalhar
com a transformação das frases de um texto referente
ao circo. Foi pedido às crianças para imaginar uma
situação em que o circo era invadido por extraterrestres
que o transformavam completamente. Uma das coisas feitas pelos
extraterrestres foi mudar o sexo dos animais, dos artistas, ou
seja, alterar o gênero de tudo que havia no circo. "Os
homens viravam mulheres, por exemplo. Perguntávamos então
como ficaria o texto, o que precisaria ser modificado, por exemplo,
na frase: Os trapezistas estão aqui. Ao solucionar o problema,
as crianças identificavam a função e a posição
dos artigos na frase e sua relação com outras palavras",
explica.
As crianças mais sensíveis
à organização gramatical da língua
fazem melhor uso do contexto como base para a leitura de uma palavra
desconhecida ou de difícil decodificação,
atentando para as particularidades da ortografia da língua.
"Na frase O cantor cantou uma linda canção,
por exemplo, foneticamente as palavras cantor e cantou são
muito semelhantes, mas o fato de uma ser substantivo e outra verbo
indica como deverá ser a escrita de suas terminações
("or" para o substantivo e "ou" para o verbo).
A professora comenta que os professores,
normalmente, ao ensinar a ler, focalizam a decodificação
dos símbolos lingüísticos pelas crianças
e a fluência da leitura. Com a metodologia tradicional,
as crianças aprendem a identificar os 'elementos do circo',
mas não entendem o que o faz ser um circo", conclui.
Kátia Melo comparou a performance
em leitura, compreensão de leitura, ortografia e produção
de textos das turmas em que aplicou as atividades de estímulo
da consciência gramatical com outras em que os jogos não
foram utilizados. Nas primeiras atividades, o índice de
erros ortográficos foi bem menor, além de as crianças
terem tido desempenho significativamente melhor em compreensão
de textos, bem como produzirem textos mais elaborados e coesos.
"A aprendizagem da leitura e da escrita é um processo
complexo e desafiador, que exige a atenção das crianças
para aspectos da língua aos quais elas não precisavam
dar importância até o momento de começar a
aprendizagem", acrescenta.
Segundo a psicóloga, os resultados
alcançados permitem afirmar a possibilidade de uma ação
pedagógica que desperte a sensibilidade do estudante para
a funcionalidade da língua, muito antes do ensino formal
da gramática.
Foram observados, durante a pesquisa,
alunos das escolas Fazer Crescer e Vera Cruz.
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