Ano VIII - Nº 100 - Maio/2002











 

Hospital busca melhorar a qualidade do atendimento

O Hospital das Clínicas conta com um grupo de 31 pessoas voluntárias que ajudam na melhoria do atendimento. Parte dessa equipe dedica suas atividades no setor de pediatria

Fabíola Tavares

Um grupo de voluntários composto por 31 pessoas vem colaborando com as atividades do Hospital das Clínicas. Distribuídos entre a administração, os ambulatórios e as enfermarias, eles estão exercendo desde funções administrativas até atividades recreativas e educativas, uma vez por semana - de segunda a quinta-feira -, no período da manhã. A maioria deles são membros do Lions Clube, instituição sem fins lucrativos que realiza ações beneficentes.

Cerca de 30% dos voluntários estão dedicando suas atenções às crianças internadas na pediatria, onde participam do programa Humanização em Pediatria - Uma Proposta de Integração com os estudantes de medicina da universidade. Eles acompanham e orientam a meninada em trabalhos recreativos, são responsáveis pela organização de festas comemorativas, como o Dia das Mães e o Natal, e atualmente desenvolvem uma campanha educativa junto às mães sobre conscientização alimentar.

"A pedido e sob a orientação da nutricionista da enfermaria estamos conscientizando cada mamãe ou acompanhante sobre a importância de respeitar a dieta prescrita para o menor, não oferecendo a ele outros alimentos", explica Virgínia Feitosa, coordenadora do voluntariado.

Dentre os voluntários há apenas um homem, o aposentado Dessoles Monteiro, de 63 anos. De acordo com ele, o trabalho voluntário é gratificante. "Essa é a primeira vez que sou voluntário e essa tem sido uma experiência gratificante porque ela dá um retorno aos pacientes, principalmente. Mantenho uma boa relação com as crianças e aqui me sinto como elas", afirma Monteiro. Ele é voluntário junto com sua esposa, Yara Dessoles.