Ano VIII - Nº 102 - Julho/2002











 

Clínica de fonoaudiologia tem novas instalações

A Clínica de Fonoaudiologia conta com novas acomodações e espaços mais adequados. Com a mudança, o serviço será mais ágil e de melhor qualidade

Juliana Holanda

A clínica-escola do curso de Fonoaudiologia da UFPE está com novas instalações. Os consultórios, que funcionavam provisoriamente no 6o andar do Hospital das Clínicas (HC), estão ocupando o antigo prédio de Fisioterapia, oferecendo um espaço mais adequado aos pacientes. Existe um laboratório para cada uma das quatro especialidades da Fonoaudiologia: au-diologia, voz, motricidade oral e linguagem. Também foram adquiridos novos equipamentos, para ampliar e melhorar os atendimentos.

As consultas são realizadas por estudantes que estão cursando o último ano do curso de Fonoaudiologia da UFPE e acontecem sob a supervisão de um professor. Atualmente, 20 alunos e 15 professores participam do projeto que beneficia cerca de 830 pessoas por mês. A clínica-escola é destinada à população em geral. De acordo com o coordenador da Clínica, professor Fábio Lessa, o número de pacientes vem aumentando. “Nosso objetivo é oferecer atendimentos gratuitos e de qualidade a qualquer pessoa que precise do auxílio de um fonoaudiólogo. Atendemos a pessoas de todas as idades”, afirma. Outro ponto que o coordenador enfatiza é a agilidade do atendimento. “Se houver vagas, as pessoas que nos procuram podem ser atendidas até no mesmo dia”, ressalta.

Flávio Ferreira, de apenas dois anos, é um dos pacientes da clínica-escola. Márcia de França, mãe de Flávio, detectou que o filho possuía dificuldade de se comunicar e procurou ajuda de fonoaudiólogos. A estudante responsável pelo atendimento de Flávio é Taciana Figueiredo. “Como ele é muito novo, nós buscamos formas de interagir com ele. Temos que entrar no mundo dele e fazer com que ele queira se comunicar conosco”, explica.

O local, onde também funcionam as salas de aula do curso de Fonoaudiologia, foi inaugurado no último dia 29, solenidade que contou com a presença das autoridades acadêmicas, além dos alunos do curso.