Ano VIII - Nº 103 - Agosto/2002














 

Empresas júnior atuam em bairro carente

Alunos dos cursos de Turismo, Psicologia e Ciências Biológicas estão desenvolvendo projeto para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Cajueiro Seco

Louisiana Lima

Alunos que integram três empresas júnior da UFPE estão desenvolvendo um projeto para melhoria das condições de vida da comunidade de Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, a partir da criação de um espaço para reflexão e educação e da viabilização econômica e cultural da comunidade. O trabalho começou no início de julho e terá um ano de duração. “Estamos, ainda, com perspectivas de continuar por mais tempo. Isso dependerá das parcerias, dos patrocínios e dos apoios que pretendemos conseguir, uma vez que já estamos tentando contatos com empresas e instituições que cumprem com seu papel social”, revela Maria da Paz Monteiro, da Biosfera Jr., uma das empresas envolvidas no projeto.

O projeto está estruturado sobre três pontos de atuação numa perspectiva interdisciplinar. A empresa Plantur Jr., do curso de Turismo, cuida da capacitação da comunidade para atividades ligadas ao turismo e outras que possam gerar emprego e renda. A Biosfera Jr., do curso de Ciências Biológicas, trata de questões ligadas à ecologia e ao Meio Ambiente desenvolvendo, entre outras coisas, oficinas de reciclagem cujos produtos poderão vir a ser uma alternativa econômica para complementação da renda familiar da comunidade. Já a empresa Ethos Jr., do curso de Psicologia, promoverá um espaço de orientação vocacional, além da realização de debates sobre sexualidade, cidadania e violência.

A idéia surgiu a partir do interesse dos moradores de Cajueiro Seco no desenvolvimento social e cultural da comunidade. O líder comunitário Carlos Araújo procurou a Plantur Jr., em meados de novembro de 2000, para fazer um trabalho que inserisse os jovens da comunidade no mercado de trabalho.

A Plantur Jr. fez uma visita técnica e identificou que, além daquela necessidade, outras atividades poderiam ser realizadas na área. Nesse momento, entraram no projeto a Biosfera Jr. e a Ethos Jr. A equipe da UFPE é composta por 15 pessoas, sendo três professores (um para cada área de atuação das empresas júnior) e 12 alunos (quatro de cada linha de intervenção).

O projeto beneficia 63 crianças e adolescentes, com idades entre oito e 19 anos. “O nosso trabalho é um exemplo claro de empreendedorismo social, uma linha que é caracterizada por evidenciar os empreendedores que não possuem o objetivo de concentrar renda, pois este é o fator determinante da pobreza no Brasil”, analisou Maria da Paz.

Depoimentos
“A grande importância do nosso trabalho é a troca de experiências. Ao mesmo tempo em que nós estamos em contato com uma realidade que para nós era distante, a nossa experiência serve como incentivo para eles buscarem um futuro melhor”.
Juliana Dantas, diretora da empresa Ethos Jr .

“Essa parceria com a Universidade era um sonho antigo. Agora, os meninos da comunidade, que antes estavam sendo aliciados por traficantes, estão livres da ociosidade e mais distantes da marginalidade”.
Carlos Araújo, líder da comunidade de Nossa Senhora do Carmo.