Ano VIII - Nº 103 - Agosto/2002












 

Direito comemora 175 anos dos cursos jurídicos no País

Foram comemorados, no último dia 11, os 175 anos de criação dos cursos jurídicos no Brasil. Para lembrar a data, a Faculdade de Direito do Recife, uma da mais antigas em funcionamento no País, promoveu entre outros eventos, palestras sobre o Sistema jurídico norte-americano, o Direito mexicano e o italiano, com a participação de professores estrangeiros.

Também houve o lançamento da Revista Literária da Faculdade de Direito do Recife, organizada por alunos da Instituição. A data coincidiu ainda com o início das atividades do Instituto Pernambucano de Direito Comparado (IPDC), que desde julho vem promovendo palestras abordando temas relativos às diferentes legislações.

Já para o início do próximo período letivo está previsto o lançamento de um documentário, realizado em parceria com a TV Universitária, sobre os 175 anos do curso.

Aproximadamente mil alunos compõem a graduação da Faculdade de Direito, que conta com 80 professores. Já na área da pós-graduação, com 140 alunos, a instituição tem um quadro de 20 profissionais, entre professores efetivos e colaboradores, além de possuir o único programa de doutorado do Norte-Nordeste.

Além do prédio principal, a Faculdade conta com dois anexos: os prédios da antiga Escola de Engenharia e da antiga Reitoria.

HISTÓRIA - A Faculdade de Direito do Recife foi criada em 11 de agosto de 1827, por uma ordem do imperador Dom Pedro II, tendo como primeira sede o Mosteiro de São Bento, em Olinda. Atualmente, o curso está instalado no prédio da Faculdade de Direito do Recife, na Praça Adolfo Cirne, centro do Recife.

Em 1946, o curso foi incorporado à antiga Universidade do Recife e, com a criação da UFPE, passou a utilizar o título de Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Entre seus ex-alunos, estão o ex-governador Barbosa Lima Sobrinho e o escritor José Lins do Rego.