Ano VIII - Nº 104 - Setembro/2002











 
Mães de Brasilit têm Amigos do Peito

A partir do trabalho de estudantes da UFPE para conscientizar as mães de um bairro carente, subiu o índice de bebês que se alimentam apenas do leite materno

Rogério Medeiros

O tempo recomendado para as mães alimentarem seus filhos exclusivamente com leite materno é de seis meses. A média da cidade do Recife é de 6,8 dias. Com esses dados na mão, a pediatra Kátia Guimarães, do Hospital das Clínicas, e a professora Lourdes Perez, da UFPE, iniciaram em outubro de 2000 um projeto de estímulo ao aleitamento materno. O local escolhido para essa iniciativa foi a comunidade de Brasilit, bairro próximo ao campus da Universidade.

O projeto, chamado Aleitamento Materno Integrado (AMI), tem como objetivo informar às mães de Brasilit as vantagens que o leite materno oferece para os bebês. Estudos acadêmicos já comprovaram que a amamentação melhora o desenvolvimento do cérebro do bebê, protege contra doenças que causam desnutrição e dificuldades de aprendizagem e proporciona melhor desenvolvimento e acuidade visual, favorecendo a leitura e o aprendizado.

Apesar disso, a situação na comunidade não era diferente da média recifense citada acima. Antes da implantação do projeto, foi feito um levantamento na área, revelando que nenhuma das crianças com até seis meses de idade estava se alimentando exclusivamente de leite materno.

Foi formada uma equipe de alunos voluntários da UFPE, batizada de Amigos do Peito. E 170 famílias foram cadastradas, iniciando então um trabalho de conscientização e orientação junto à Associação dos Moradores de Brasilit. O trabalho atinge outras pessoas, como explica a professora Lourdes Perez. “Procuramos também conversar com a família das gestantes, com amigas e vizinhas, já que muita gente acredita que o leite materno não é suficiente para a criança”, afirma ela.

Os resultados desses esforços já podem ser vistos e contabilizados. Em agosto de 2001, dez meses depois da implantação do projeto, 24% das crianças de até seis meses de idade estavam se alimentando exclusivamente de leite materno.

SEMANA – De 1o a 7 de outubro, é comemorada a Semana Mundial de Amamentação, organizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) e apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Unicef. Os Amigos do Peito programaram atividades para intensificar a divulgação do projeto. Além da reunião semanal, um espaço será disponibilizado para a exibição de vídeos educacionais, e cartilhas informativas serão distribuídas pela comunidade, a fim de que mais pessoas conheçam o projeto.