Ano VIII - Nº 108 - Janeiro/2003












 

Aparelho que capta energia solar alivia gastos no Campus

A Universidade Federal de Pernambuco conta, desde o último Natal, com um equipamento capaz de suprir parte da energia elétrica consumida no Campus. Conhecido como Sistema Interligado à Rede (ou Grid-Connected), o sistema foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Fontes de Alternativas de Energia (FAE), do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) e foi responsável pela iluminação natalina do Campus.

O equipamento, com uma capacidade de produzir até 4 kw/h/dia, capta a energia solar por meio de placas fotovoltaicas de 2,4 kwatts instaladas em cima do trailer. A energia elétrica gerada é, então, injetada na rede elétrica convencional através de um aparelho conhecido como inversor. O aparelho opera de modo independente e tem na mobilidade proporcionada pelo trailer uma vantagem.

De acordo com Elielza Moura de Souza Barbosa, pesquisadora do FAE e professora do Departamento de Energia Nuclear, a utilização do equipamento nos festejos natalinos serviu como forma de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo FAE, que completa 15 anos de pesquisas na área de energia renovável este ano. A iniciativa, financiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo CT-Infra, também será aplicada, ainda este ano, na iluminação da pista de cooper que contorna parte do Riacho do Cavouco.

Sistemas semelhantes também podem ser encontrados no Arquipélago de Fernando de Noronha, suprindo a energia consumida na Escola Arquipélago Fernando de Noronha e no Hospital São Lucas. No Campus da UFPE, ele também é utilizado no fornecimento de energia para o bombeamento de água e na iluminação de postes próximos ao FAE.