Ano VIII - Nº 107 - Dezembro/2002













 

Extensão cresce além da meta

Um dos carros-chefe das ações de extensão, o UFPE Para Todos, duplicou o número de bolsas oferecidas a alunos e professores envolvidos com programas dirigidos à comunidade externa

Suzana Valença

Disseminar o conhecimento produzido dentro da Universidade junto à comunidade externa. Esse é o papel da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) que no ano de 2002 articulou mais de 70 projetos, ultrapassando a meta estabelecida no ano passado de aumentar em 20% o número de professores e alunos engajados em ações sociais.

O Programa UFPE Para Todos, um dos carros-chefe da Proext, também teve sua abrangência ampliada.O programa estimula a participação de professores e alunos em projetos de extensão por meio da distribuição de bolsas e créditos acadêmicos e de estímulo à docência. Mesmo considerando que o registro das adesões ainda é parcial, Christina Nunes, coordenadora do programa, adianta que houve um incremento nas atividades. “Podemos certificar que ampliamos o número de pessoas engajadas no mínimo em 20%, mas acho que ultrapassamos”, afirma.

O UFPE Para Todos obteve outros resultados positivos em 2002. “Conseguimos dobrar o número de bolsas concedidas. Tínhamos 65 bolsas financiadas pela extensão e conseguimos recursos para mais 60, com parcerias com a Unesco e com a Prefeitura do Recife”, explica Christina. Para ela, o aumento se deve à melhor divulgação do programa. “A estratégia foi a comunicação”, explica. No início do ano, a Proext apresentou o programa nos centros da UFPE. Em setembro, estreou um programa sobre suas ações na Rádio Universitária AM.

Entre os novos projetos cadastrados na Proext em 2002 estão o Bulicomtu, no qual estudantes de saúde prestam serviços em Jardim Monte Verde, no Ibura.Outra novidade é o projeto interdisciplinar Semear Cajueiro, em que três empresas juniores prestam esclarecimentos sobre cidadania, educação ambiental e turismo no bairro do Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. Projetos mais antigos como o Proidoso também registraram êxitos. Segundo Ana Paula Marques, coordenadora do programa que há seis anos oferece serviços à terceira idade, mais de 400 idosos foram beneficiados com uma parceria com o Hospital das Clínicas, que aumentou a equipe médica do programa.

EVENTOS - Para aproximar a comunidade e a UFPE, a Pró-Reitoria também promove eventos culturais. Entre eles o Vivendo o Campus, realizado em agosto, ofereceu mais de 350 atividades gratuitas, entre oficinas, mostras de arte, palestras e exposições. No início do próximo ano, será realizado o Verão no Campus, que promove cursos de diversas áreas. A programação parcial do Verão já está disponível no site www.proext.ufpe.br/eventos_veraocampus_intro.html.

A meta da extensão para o próximo ano não deve ser muito diferente do planejado para 2002. “Consolidar o programa UFPE Para Todos e a extensão dentro da Universidade. Teremos a mesma linha de engajamento. Queremos ver, cada vez mais, a Universidade apresentando propostas para a transformação social”, adianta Christina Nunes.